Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Madalena Abreu

Coimbra: Autarca recomenda salas de estudo

29 de Maio 2018

Recebi uma sugestão que considero assertiva, útil e eficaz no sentido da criação de salas de estudo no magnífico Edifício Chiado (rua de Ferreira Borges, Coimbra).

Segundo a autora, uma munícipe, esta acção iria certamente aproximar as pessoas à nossa querida “Baixinha”, possibilitando maiores e melhores condições para prolongar a permanência naquele local e, ainda, exponenciar o valor da nossa cidade.

De acordo com o que pude apurar, actualmente, estudam na Universidade de Coimbra cerca de 2 000 brasileiros, os pós-graduandos nas Letras: 400 (incluindo brasileiros, o contingente maior é em Direito).

Os estudantes na Biblioteca Geral da UC têm tem vindo a aumentar, tanto no Inverno como no Verão. No Verão (Junho, sobretudo) existem filas e senhas e, segundo colaboradores da Biblioteca Geral, todos os espaços são bem-vindos, desde que possuam condições adequadas. Faltam, sobretudo, espaços para estudo cooperativo.

E se por algum motivo, de natureza operacional ou até normativo, o Edifício Chiado não se prestar para aquele efeito, outros edifícios pertencentes à Câmara Municipal, como é o caso do Centro de Noite na rua da Ilha, poderão prestar tal importante serviço, urgente e valioso.

(*) Vereadora do PSD na CMC