Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Visitas guiadas voltam a mostrar Coimbra sob várias perspectivas

7 de Março 2019

As visitas guiadas à cidade de Coimbra do mês de Março vão focar-se em várias perspectivas para conhecer as relíquias do seu território, em quatro sessões com temáticas diferentes. Dos órgãos de tubos às mulheres emblemáticas conimbricenses, do Fado às tradições académicas e a Inquisição são as nuances desta iniciativa da Câmara Municipal, que tanto sucesso tem tido.

O programa deste mês é:

  • Hoje – 15h00

“Órgãos de Tubos de Coimbra” – visita guiada aos órgãos de tubos existentes na cidade, focando elementos da sua construção, história e finalidade à época.

O objectivo da presente visita, é promover, divulgar e criar uma dinâmica, acerca de um dos maiores acervos existentes em Portugal deste tipo de instrumentos musicais e que se encontram referenciados na região de Coimbra, inclusive alguns dos quais em espaços classificados como Património da UNESCO.

Local de encontro: em frente à Sé Nova

Entrada paga: Sé Nova (donativo de um euro); Misericórdia (dois euros).

 

  • Terça-feira (12) – 15h00

“As Mulheres em Coimbra” – Uma visita guiada que percorre algumas ruas da “Alta” da cidade, através de um itinerário que evoca diversas figuras do povo e da realeza, cuja popularidade permanece no tempo e na memória nacional.

Mulheres como Inês de Castro, Isabel de Aragão, Maria Marrafa, a Tricana, Domitília Carvalho, Regina Quintanilha ou ainda a Princesa Cindazunda, serão a inspiração deste circuito, figuras intimamente ligadas à cidade de Coimbra, à sua cultura e à difusão do seu nome no Mundo, que permitirão associar Coimbra a esta homenagem à Mulher.

Local de encontro: em frente à Sé Nova

 

  • Dia 21 – 15h00

“A Coimbra de Zeca Afonso” – Visita guiada a espaços (exteriores) associados ao período em que José Afonso passou em Coimbra, desde os tempos de liceu, à conclusão dos estudos na Universidade, e carreira docente, da qual é expulso por razões políticas.

Local de encontro: Largo D. Dinis

 

  • Dia 26 – 15h00

“A Inquisição em Coimbra” – Visita guiada a espaços (exteriores) associados ao período em que este poderoso Tribunal da Fé esteve instalado em Coimbra, relacionando-o com o seu desenvolvimento em Portugal, desde a sua fundação até à extinção.

Local de encontro: Pátio da Inquisição

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30, pelo que os interessados devem proceder à sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CM Coimbra (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630).