Coimbra  20 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Visitas guiadas a Coimbra focam-se, este mês, na religião

3 de Janeiro 2019

A programação das visitas guiadas do mês de Janeiro foi já revelada pela Câmara Municipal de Coimbra, dando assim seguimento a esta iniciativa que tem sido um sucesso.

Em Janeiro, os participantes passarão pelo Mosteiro de Santa Maria de Celas, pela história dos claustros medievais de Coimbra, ainda irão visitar os três santos da cidade (Rainha Santa Isabel, São Teotónio e Santo António), bem como ainda haverá tempo para visitar os presépios expostos em vários locais da “Baixa” da cidade.

Hoje – 15h00

“Adorar o Menino” – Visita guiada a alguns presépios que são organizados em vários locais da “Baixa” de Coimbra, nos quais se encontra uma série de aspectos demonstrativos de um certo sentir muito português através de expressões artísticas que não pretendem ser eruditas, mas que procuram de alguma forma aproximar e humanizar os objectos fazendo com que o espectador se sinta parte integrante da cena representada.

Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Dia 15 (terça-feira) – 15h00

“Mosteiro de Santa Maria de Celas” – Visita guiada aos espaços monásticos (parlatório, igreja, sacristia, coro, sala do capítulo e claustro) focando a criação e a evolução desta casa e seu burgo, desde a sua fundação até à actualidade, interligando-a com aspectos religiosos, com o nascimento da ordem, com a reforma e espiritualidade cistercienses.

Local de encontro: Adro do Mosteiro de Santa Maria de Celas (entrada – donativo de um euro)

Dia 17 (quinta-feira) – 15h00

“Roteiros de Coimbra – Claustros” – Visita guiada a espaços arquitectónicos intimamente ligados à construção religiosa, dando a conhecer as suas origens, a sua evolução e as suas diferentes funções.

Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Dia 29 (terça-feira) – 15h00

“Uma Cidade Três Santos” – Visita guiada no Mosteiro de Santa Cruz, centralizada na vida e obra de São Teotónio, Santo António e Rainha Santa Isabel, relacionando-a com esta casa monástica e com a cidade de Coimbra.

Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra (entrada paga – um euro).

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30, sendo que os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CM Coimbra (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630).