Coimbra  22 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vinha da Rainha volta a mostrar o seu vinho novo

16 de Março 2019

A Mostra de Vinho Novo da freguesia de Vinha da Rainha, em Soure, realiza, este domingo (17), a sua 14.ª edição.

A iniciativa, organizada pela Associação Cultural, Desportiva e Social da Freguesia da Vinha da Rainha (ACDSFVR), é já uma tradição naquela localidade e sempre bastante concorrida, já que dela fazem parte algumas actividades muito apreciadas.

O recinto das Escolas de Vinha da Rainha volta a juntar 16 produtores de vinho novo da freguesia, que terão à disposição dos visitantes provas gratuitas do néctar produzido nas suas vinhas. Para além do vinho, também decorre neste dia a III Mostra de Saberes e Sabores, que ajudará a preencher o estômago e a alma. Estarão disponíveis a tão apreciada broa com sardinha, com torresmos ou com carne; o pão com chouriço feito na hora ou o bacalhau frito de uma forma especial.

Também na doçaria, o arroz doce e os tradicionais pirolitos vão fazer as delícias dos visitantes, com a particularidade de ser tudo feito com “gente” da freguesia.

O valor angariado com a venda dos petiscos e da doçaria reverte, na totalidade, a favor da Associação Cultural, um montante pequeno mas que significa muito para o trabalho desenvolvido pela instituição.

“Qualquer contributo é sempre importante para este tipo de associações”, refere Firmino Ramalho, presidente da ACDSFVR, adiantando que, geralmente, conseguem angariar cerca de 1 500 euros.

O responsável afirma que a iniciativa “tem vindo a evoluir todos os anos”, destacando que o seu ponto alto foi na edição anterior, em que receberam cerca de 2 000 visitantes, quer da freguesia como de fora e até de outros concelhos. Um número que o responsável espera “conseguir superar este ano, mas se não se puder aumentar, pelo menos manter”.

“Este é um projecto no qual se apostou e que se continuará a apostar”, reforçou, sublinhando que tal não seria possível sem o apoio incondicional dos produtores e de quem faz os petiscos ali servidos, “um complemento e uma forma de trazer à memória dos visitantes sabores que já pouco se usam”.

A 14.ª edição da Mostra de Vinho Novo da freguesia de Vinha da Rainha decorre entre as 15h00 e as 19h00, mas logo de manhã haverá uma prova de BTT para os mais aventureiros. A animar a tarde estará o grupo de concertinas da Granja do Ulmeiro.