Coimbra  20 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vento forte e ondulação põem distrito de Coimbra em alerta vermelho

31 de Janeiro 2019

O distrito de Coimbra estará, amanhã (sexta-feira), em alerta vermelho devido a uma depressão que vai causar agitação marítima e vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, segundo o IPMA.

A depressão “Helena”, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, vai afectar Portugal continental, em particular no que diz respeito ao vento e à agitação marítima na costa ocidental, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir um aviso vermelho [entre as 12h00 e as 21h00].

Amanhã vamos ter uma intensificação significativa do vento, sobretudo no litoral e nas terras altas, mas será no litoral a norte do Cabo Mondego que as rajadas serão mais intensas, podendo atingir os 110 quilómetros por hora.

Na costa ocidental, a sul do Cabo Raso está prevista agitação marítima com ondas de cinco a sete metros e a norte do cabo Raso com sete a oito metros, durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poderá atingir 15 metros.

Segundo a meteorologia, devido a uma massa de ar polar de norte, haverá queda de neve acima dos 800/1 000 metros e, a partir de amanhã e no sábado, uma descida gradual dos valores da temperatura.

Sexta-feira está prevista uma descida de quatro a seis graus no interior Norte e Centro, que associado ao vento vai dar-nos maior desconforto térmico, sentindo mais frio.