Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Varela Pècurto expõe fotografias na Cáritas de Coimbra

20 de Fevereiro 2019

O conhecido fotógrafo Varela Pècurto inaugurou, ontem (19), a sua mais recente exposição, na Cáritas Diocesana de Coimbra, onde os seus trabalhos permanecerão patentes até 19 de Março.

A mostra conta com fotografias premiadas de Pécurto, quer a nível nacional como internacional, divididas em dois grupos e com imagens de todo o mundo, que poderão ser apreciadas no Centro Rainha Santa Isabel (Centro de Dia), da Cáritas.

A sessão de inauguração, que contou com a presença do fotógrafo, permitiu levar os utentes mais velhos a entrar numa viagem pelo mundo da fotografia, numa conversa animada e recheada de histórias proporcionadas pelo autor.

“Varela Pècurto constatou, no seu longo percurso como artista, que os cidadãos mais velhos não eram frequentadores assíduos de exposições ou museus. Teve assim a ideia de levar esta exposição às pessoas que não têm facilidade em aceder à arte”, revela a Cáritas, adiantando que esta iniciativa está integrada “no contexto das suas acções de estimulação cognitiva e preservação da memória, visando também incentivar o lazer na terceira idade e despertando os utentes para aspectos criativos e sociais, estimulando a comunicação e sensibilidade”.

Segundo Varela Pècurto, esta é uma forma de “levar até junto de faixas etárias mais idosas, exposições, que, de outras formas, jamais verão”.

Exposição Varela Pècurto - Cáritas 2