Coimbra  20 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC lança projecto de ciência cidadã na área da História Natural

16 de Abril 2019

A Universidade de Coimbra (UC) lança um projecto, amanhã (quarta-feira), que desafia a comunidade a participar na transcrição de milhares de documentos das colecções e arquivos de História Natural da instituição.

“Cartas da Natureza (em inglês, Plant Letters) é o primeiro projecto português de ciência cidadã a integrar a Zooniverse, a maior e mais popular plataforma de investigação colaborativa com cidadãos”, afirma a Reitoria da UC.

O Arquivo de Botânica reúne actualmente, à guarda do Departamento de Ciências da Vida da Universidade, “mais de 5 000 cartas dirigidas aos directores, naturalistas, jardineiros e outros colaboradores do Jardim Botânico”, revela o seu director, António Gouveia.

“O principal objectivo deste projecto é localizar espécies de plantas, os seus locais de origem e os cientistas que as estudaram, a partir da correspondência recebida no Jardim Botânico, entre cerca de 1870 e 1928”, acrescenta.

Segundo o director do Jardim Botânico, “muita da informação e dados biológicos contidos nestes documentos históricos dizem respeito não só à biodiversidade do território nacional, mas também a muitos outros países com relações históricas com Portugal”, principalmente estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Outro objectivo do “Cartas da Natureza” é a divulgação de informação “útil nos esforços actuais desses países” para a definição de estratégias de conservação”.

O Jardim Botânico da UC convida “quem quiser participar nesta leitura partilhada de documentos históricos” a contribuir para a “transcrição de cartas, manuscritas ou dactilografadas, de mais de 1 100 correspondentes de todo o mundo”.

Na sua maioria, as cartas estão escritas em português, mas há algumas também em espanhol, francês, italiano, alemão e inglês.

Actualmente, a Zooniverse conta com dezenas de projectos activos e mais de 418 milhões de classificações feitas por quase 1,8 milhões de utilizadores registados nesta plataforma.

“Este tipo de investigação, com um grande volume de informação, é assim facilitado a partir destas plataformas colaborativas, reforçando também o compromisso da UC com a ciência aberta”, sublinha António Gouveia.

O projecto português é desenvolvido no âmbito da cátedra UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da UC, em colaboração com o Jardim Botânico e o Departamento de Ciências da Vida desta Universidade.

Cartas da Natureza vai estar disponível através do endereço https://www.zooniverse.org/projects/catedraunesco/plant-letters.