Coimbra  22 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC: Brasileira e chinês entre os cinco candidatos a reitor

10 de Janeiro 2019

A Comissão do processo para a eleição do reitor da Universidade de Coimbra (UC) anunciou que foram aceites cinco candidaturas, três de professores da instituição e duas de docentes de nacionalidade brasileira e chinesa.

Para o cargo de reitor, no mandato de 2019 a 2013, estão na corrida à sucessão de João Gabriel Silva os seguintes concorrentes: Amílcar Falcão, Duília Fernandes de Mello, Ernesto Costa, José Pedro Paiva e Yang Chen.

A Comissão Eleitoral decidiu, ainda, excluir cinco processos que lhe foram presentes, por não cumprimento dos requisitos formais estipulados.

A eleição do reitor da Universidade de Coimbra será feita numa reunião plenária do Conselho Geral, a 11 de Fevereiro, havendo antes uma audição pública dos candidatos, agendada para dia 04, e uma segunda sessão de audição dos candidatos, apenas para membros do Conselho Geral, no dia seguinte.

Amílcar Celta Falcão Ramos Ferreira é doutor em Farmácia pela Universidade de Coimbra, professor catedrático da Faculdade de Farmácia da UC e vice-reitor.

Duília Fernandes de Mello é doutora em Astronomia pela Universidade de São Paulo (Brasil) e professora catedrática da Universidade Católica da América, em Washington (EUA).

Ernesto Jorge Fernandes é doutor em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra, doutor em Informática pela Universidade de Pierre et Marie Curie, Paris, e professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

José Pedro de Matos Paiva é doutor em História pela Universidade de Coimbra, professor catedrático e director da Faculdade de Letras da UC.

Yang Chen é doutor em Física pela University of Massachusetts (EUA) e professor de Matemática na Universidade de Macau.