Coimbra  20 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SMTUC vão desfrutar de cerca de 300 000 euros para expandir a rede

21 de Março 2019

A ampliação da rede dos SMTUC para Almalaguês, Antanhol e Loureiro é a provável destinatária de mais de 300 000 euros correspondentes a parte do impacto no concelho de Coimbra do incentivo ao transporte colectivo.

Segundo um documento redigido pelo coordenador da equipa de projecto da Autoridade Municipal de Transportes (AMT) conimbricense, a cujo teor o “Campeão” teve acesso, a expansão dos SMTUC para Almalaguês deverá ocorrer via Anaguéis e a ampliação para Antanhol através de Casais do Campo e de Espírito Santo das Touregas.

Os termos de aplicação do Programa de Apoio a Redução Tarifária (PART) estipulam que, das verbas alocadas para o efeito, uma parcela não inferior a 60 por cento é destinada a co-financiar acções de incentivo ao uso do transporte colectivo, cabendo o montante remanescente a aumentar a oferta de serviço e à extensão de redes.

Um abaixo-assinado em prol da reorganização do transporte colectivo na União de Freguesias de Antanhol e Assafarge foi posto a circular, há meio ano, por iniciativa do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC).

O apoio à redução tarifária a praticar pelos Transportes Urbanos de Coimbra terá um montante aproximado a meio milhão de euros.

Quanto à redução dos custos dos passes do transporte colectivo a contemplar pessoas residentes em 18 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, ela foi estimada em 30 por cento, disse ao “Campeão” fonte da CIM – RC.

Para este ano, há 116 milhões de euros destinados a redução dos preços dos passes em todo o país, ao abrigo do PART, na medida em que os municípios vão contribuir para o efeito com 12 milhões (mais 10 do que o montante inicialmente previsto).