Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poder Local: PS/Penela prepara autárquicas de 2021

8 de Março 2019

O PS/Penela vai ser dotado de uma Comissão Administrativa que o habilite a preparar as suas listas para as eleições autárquicas de 2021, disseram ao “Campeão” fontes partidárias.

O Município penelense é o único do distrito de Coimbra cuja liderança nunca foi conquistada pelo Partido Socialista.

No rescaldo dos casos de filiações fraudulentas, o PS de Penela ficou sem Comissão Política Concelhia e, em 2017, a candidatura de Mário Carvalho à presidência da Câmara local foi tratada entre ele e o Secretariado da Federação de Coimbra do partido, liderado por Pedro Coimbra.

Segundo fontes partidárias, Pedro Coimbra vai apresentar à Comissão Política da Federação Distrital conimbricense do PS a composição da sobredita Comissão Administrativa – Vítor Simões, Arménio Avelar Luís, Mendes Lopes, Céu Bogalho, João Paz Pires, Marco Diogo Antunes, Olga Sofia, Maria Marmé e Célia Coelho.

Cinco destas nove pessoas – Arménio Avelar Luís, Mendes Lopes, João Paz Pires, Olga Sofia e Maria Marmé – são autarcas (membros da Assembleia Municipal penelense), sendo que a última do quinteto preside à Junta da União de Freguesias de S. Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal.

Maria do Céu Bogalho foi membro da Câmara Municipal de Penela (CMP), recentemente, num curto período em que o vereador Mário Carvalho teve o respectivo mandato suspenso.

A par de Carvalho e do ex-vereador Mendes Lopes, Céu Bogalho e Maria Marmé são tidas como potenciais candidatas à presidência da CMP.

A preparação das eleições aprazadas para 2021, a reestruturação do PS/Penela e o acompanhamento da actividade desenvolvida pelos autarcas socialistas constituem os principais objectivos da futura Comissão Administrativa do foro partidário.