Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela volta aos tempos medievais

25 de Maio 2018

O castelo de Penela vai voltar a ser palco de um recuo no tempo, com a tradicional Feira Medieval, que vai decorrer entre hoje e domingo (27).

Trovadores, bobos, cuspidores de fogo, dançarinas e músicos serão as personagens principais de três dias passados na época medieval, que vai contar com a já habitual ‘ceia medieval’, a recriação de ‘D. Afonso IV e as guerras com Castela’ e da ‘Batalha do Salado’.

O banquete medieval dá início à Feira, amanhã, a partir das 20h00, e vai contar com música, contadores de histórias, animação pela companhia de teatro Viv´arte, bem como iluminação adequada para ajudar a recriar o ambiente e fazer o tão desejado regresso ao passado. Carnes de fumeiro, galináceo miúdo, tibornada de ovos, porco-mantês e láparos são alguns dos ingredientes que constam da ementa da ‘ceia medieval’ (apenas acessível mediante reserva e com o custo de 20 euros por pessoa).

Amanhã (26), vai decorrer no Centro de Estudos de História Local e regional Salvador Dias Arnaut (CEHLR SDA), pelas 15h30, a conferência “As feiras de Penela no contexto das feiras medievais portuguesas”, proferida por Maria Helena da Cruz Coelho, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que irá desvendar um pouco sobre as feiras medievais.

Aproveitando o cenário natural que é o castelo e o centro histórico da vila, Penela vai vestir-se a rigor, no domingo (27), para retratar a “A Batalha do Salado (1340)”, com um conjunto único de recriações históricas e de animações ao vivo alusivas aos tempos medievais, onde não faltará cortejos, danças, trovas, torneios de armas e teatro de fogo.

A Feira Medieval é uma organização da Câmara Municipal de Penela, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Infante D. Pedro e a associação de pais.