Coimbra  22 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Papel das polícias municipais debatido em Coimbra

31 de Janeiro 2019

O papel das polícias municipais vai ser debatido, hoje, sexta-feira e sábado, em Coimbra, no âmbito de uma iniciativa do Governo dedicada à segurança urbana.
Com o evento, no convento de S. Francisco, visa o Ministério da Administração Interna (MAI) discutir as várias dimensões da prevenção da criminalidade mediante envolvimento das autarquias.
“O objectivo é fazer um debate sobre as políticas públicas de segurança na medida em que existe uma interacção muito grande entre a política de segurança e as respostas que as autarquias também dão nestas áreas e que contribuem para a política de segurança pública”, disse à Agência Lusa a secretária de Estado Isabel Oneto.
A governante indicou que a segurança pública é “matéria de soberania e não é descentralizada”, mas vincou haver competências das autarquias que podem contribuir para o aumento da segurança.
A jurista reconheceu que o MAI tem de trabalhar diariamente com as autarquias para a resolução de alguns problemas de segurança pública e urbana.
A título de exemplo, a secretária de Estado referiu questões que são da responsabilidade das autarquias e que devem ser articuladas com as políticas de segurança pública, como é o caso da iluminação, licenciamento da diversão nocturna, carros abandonados, limpeza dos centros urbanos e ruído.
“Portugal é considerado o quarto país mais seguro do mundo e a área governativa da Administração Interna pretende reforçar a prevenção da criminalidade com o envolvimento das autarquias, parceiras fundamentais na estratégia de segurança urbana”, assinala o MAI.