Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Orquestra Clássica do Centro dá concerto em Figueiró dos Vinhos

23 de Dezembro 2017

O ano que agora termina foi muito difícil para todo o país, mas em particular para a região Centro. A perda de vidas e de bens nos incêndios de Junho e Outubro deixaram o país de luto, que pouco depois se desdobrou em enormes acções de solidariedade.

No próximo 25 de Dezembro (segunda-feira), dia de Natal, terá lugar uma nova acção solidária num dos concelhos afectados pela tragédia dos incêndios, Figueiró dos Vinhos, com um concerto de Natal protagonizado pela Orquestra Clássica do Centro (OCC).

Espera-se que a igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos seja pequena para, a partir das 17h00, receber o público que queira assistir a este momento cultural, a cargo da soprano Marina Pacheco; do tenor Sérgio Martins e do maestro Cesário Costa.

Neste concerto de Natal serão interpretadas, entre outras, as seguintes obras: op. 6 n.º 8 de Corelli; Mit Würd und Hoheit (A Criação) de J. Haydn; Laudate Dominum – W. A. Mozart; Panis Angelicus de Cesar Franck; e “Avé Maria” de Caccini.

“A música tem a enorme capacidade de ser uma linguagem universal, é a arte que permite juntar pessoas em todos os momentos, sejam de alegria, sejam de sofrimento”, adianta a OCC.

Emília Martins, presidente da Orquestra, revelou que “este é um compromisso efectivo e afectivo com gente que sofre e com a música, que sempre foi o elo que abraça, certos de que a Orquestra está a contribuir com o que tem de melhor”.

“Esta colaboração surge de um encontro natural entre associações que se identificam com aquilo que é importante: as pessoas e os afectos!”, afirmou Nádia Piazza, presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande. A responsável realçou, ainda, que “levar um concerto com esta expressão e magnitude para o interior, para estes territórios e para as suas pessoas num dia como o de Natal é muito significativo”. “Estamos a falar de famílias que vão passar o Natal sozinhas, com lugares vazios nas suas casas… e, pela música, talvez consigamos preencher minimamente o vazio nas nossas vidas”, sublinhou Nádia Piazza.

O evento, organizado pela OCC e pela recém-criada Associação dos Familiares das Vítimas dos Incêndios, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que prometeu passar o Natal junto das populações de Pedrógão Grande e vai estar presente no referido espectáculo.

“Juntos, vamos oferecer aos que sofrem com a ausência dos entes amados o donativo da afectividade, da fraternidade, bens maiores, sem preço”, convida a Orquestra Clássica do Centro.