Coimbra  20 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Oliveira do Hospital: Festa do Queijo Serra da Estrela no fim-de-semana

13 de Março 2019

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza no sábado e no domingo, dias 16 e 17, no centro da cidade, assume-se no próximo fim-de-semana como o principal cartaz turístico de toda a região Centro.

O certame, que no sábado abrirá oficialmente às 11h00, contará pelo terceiro ano consecutivo com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e espera atrair mais de 50 000 pessoas.

O evento, tem como “rei” da festa o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo, e conta com a participação de mais de 200 expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e gastronomia.

Prometendo ser um dos eventos nacionais mais mediáticos do país, o evento inicia-se, no sábado, às 09h00, com a transmissão em directo do programa “Terra-a-Terra”, da TSF. Já na tarde de domingo, as atenções estarão centradas na emissão do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 12h30 e as 20h00, que irá mostrar a maior Festa do Queijo Serra da Estrela nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro. Ao longo dos dois dias também a emissora local, Radio Boa Nova fará transmissão especial em directo do certame.

Uma das inovações na edição deste ano que promete despertar a atenção dos visitantes é o chamado “Comboio do Queijo Serra da Estrela” que, conjuntamente, com os “Tuk-Tuk” da “Hillstar Eventos”, conduzirão gratuitamente os visitantes aos principais pontos de interesse turístico do concelho de Oliveira do Hospital.

Ao longo dos dois dias serão, assim, várias as iniciativas que os milhares de visitantes esperados irão encontrar pelo recinto da festa, no largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade), e que se estende a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.

De relevo é, também, a aposta na promoção do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho de Oliveira do Hospital que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, farão demonstrações ao vivo das suas artes.

A animação cultural e musical será uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão actuar pelo recinto da festa e nos vários espaços instalados – Palco Queijo Serra da Estrela (tenda principal), Palco Oliveira Mano (jardim), Palco Serra da Estrela (zona de restauração) e Palco Sant’Ana (junto à Biblioteca Municipal).

Local de visita obrigatória é a Tenda de Eventos onde serão dinamizadas diversas iniciativas, ao longo dos dois dias, que complementam a venda de produtos endógenos de qualidade e o artesanato.

Neste espaço, os visitantes poderão assistir aos ‘shows cooking’ – sempre tendo como base aquela que é uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o Queijo Serra da Estrela – com a presença de vários chefes, como Cristina Manso Preto, Manuel André, José Dias, e dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Para os mais pequenos estará em funcionamento a Escolinha do Queijo com a execução de várias actividades centradas no Queijo Serra da Estrela e toda a actividade ligada à pastorícia. Uma oficina de ecodecoração, prova de enchido tradicional, degustação de azeite e outras actividades no âmbito do ciclo da lã e do ciclo do queijo e requeijão complementam a programação neste espaço.

Destaque, ainda, para o tão aguardado concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” que decorrerá no sábado, na tenda de eventos, com a apreciação das iguarias concorrentes e divulgação dos vencedores, bem como do concurso “A Maior Abóbora”.

A confecção do “Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo”, que será degustado com o não menos famoso “Doce de Abóbora”, volta a centrar as atenções na edição deste ano do certame (no domingo), tal como a apresentação e degustação da Mega Pizza, por um dos pizzaiolos da selecção nacional; o fabrico artesanal de Queijo Serra da Estrela DOP; a degustação do queijo convidado, o Queijo Serpa DOP; uma venda solidária da “Pizza Solidária Serra da Estrela”; e várias animações teatrais temáticas, ou, ainda, a visita da mascote “Bolotas” do projecto de sensibilização ambiental ClimaAgir da CIM Região de Coimbra, são outros momentos que animarão a dinâmica do evento.

Uma vez mais, as “Rotas da Pastorícia” complementam a programação do certame com a dinamização da Maratona BTT Lazer e há ainda a componente desportiva com Mini Hóquei em Patins – Formar e Jogar.

De referir que em vários equipamentos municipais estão patentes distintas exposições relacionadas com o mundo rural e a pastorícia e em simultâneo está a decorrer a Semana Gastronómica nos restaurantes aderentes.

Destaque para o facto de que no primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital acontecerá o 30.º Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, momento durante o qual serão entronizados novos confrades.

O melhor da gastronomia oliveirense nas mesas de 26 restaurantes

Como habitualmente, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital contempla a Semana da Gastronomia, que teve já início na passada semana e terminará no domingo (17).

No total, são 26 os restaurantes aderentes à iniciativa, que tem como objectivo “colocar na mesa e no centro das atenções dos visitantes, os melhores sabores do concelho”.

A ideia é, através desta semana dedicada à gastronomia nos restaurantes de Oliveira do Hospital, potenciar e promover o que de melhor o concelho tem e produz, bem como o seu sector de restauração, “no âmbito da estratégia de apoio e promoção ao comércio local que vem sendo seguida”, adianta a Câmara Municipal, promotora da iniciativa.

Os estabelecimentos vão oferecer o melhor da gastronomia local e regional, como sejam os famosos pratos de arroz de suã; os torresmos serranos; a feijoada dos pastores, a caldeirada de borrego ou o borrego assado no forno, com animais criados neste concelho da Beira, “que se apresentará confeccionado nas diversas formas tipicamente locais”, refere.

Para saborear estão, também, disponíveis os apetecíveis enchidos acompanhados pelo vinho do Dão e claro, o “rei” da festa, o Queijo Serra da Estrela.

Os restaurantes irão, ainda, disponibilizar uma variedade de sobremesas, entre as quais se destacam a genuína tigelada e o requeijão com doce de abóbora ou mel.

Os mais de 25 restaurantes estão devidamente identificados com um dístico próprio para assim mais facilmente serem reconhecidos pelos clientes, sejam oliveirenses ou os milhares de visitantes que, nestes próximos dias, visitem o concelho, a propósito da Festa do Queijo.

 

Restaurantes aderentes:

  • Albergaria do Choupal
  • Anita
  • Restaurante Bar da Carvalha
  • Restaurante Bar Laranja Azul
  • Casa dos Frangos
  • Coreto
  • Churrasqueira Central
  • Cristina
  • D. Isabel
  • Grelhado Beirão
  • João Brandão
  • L´Artista Colcurinho
  • O Cantinho
  • O Dinis
  • O Gandiço
  • Café Restaurante O Gouveia
  • Café Restaurante O leque
  • Olea
  • O Túnel
  • Paraíso da Beira
  • Pedro´s
  • Quinta dos Sisos
  • Tasquinha dos Marques
  • Varandas Verdes
  • Vinha do Vale
  • Paragem 43