Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Metrobus: Projecto da Linha do Hospital pronto em Outubro

27 de Fevereiro 2019

O desenho da variante à Solum está prometido para Maio

 

O projecto da Linha do Hospital do Sistema de Mobilidade do Mondego para ligar a «Baixa» de Coimbra a Celas deverá estar concluído dentro de oito meses, anunciou, hoje, António Laranjo.

O presidente da sociedade Infra-estruturas de Portugal (IP) falava, na Câmara conimbricense, perante os líderes dos municípios de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), por ocasião da apresentação do estudo prévio sobre os troços do Metrobus Alto de S. João / Portagem e Portagem / Coimbra – B.

É aspiração da IP “servir o maior número possível de pessoas” através da Linha do Hospital, disse António Laranjo, que agradeceu os contributos da sociedade MetroMondego e dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Por outro lado, o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), concebido como alternativa ao Ramal ferroviário da Lousã, vai contribuir para ser conferida relevância à estação de Coimbra – B, indicou António Laranjo.

Mediante figurino rodoviário, assente em tracção eléctrica, os segmentos urbanos do SMM irão usufruir de via dupla, ao invés do troço suburbano, concebido para via única.

No sublanço compreendido entre o Alto de S. João (Areeiro) e o Calhabé, o Metrobus fará uma incursão pela zona da Solum, onde existe um assinalável parque escolar e uma área comercial de dimensão significativa.

O projecto para o itinerário Alto de S. João / Coimbra -B tem conclusão prevista para dentro de três meses.

A vereadora (independente) da Câmara de Coimbra Ana Bastos preconizou que o sublanço Portagem / Coimbra – B seja dotado de uma variante à avenida de Fernão de Magalhães no sentido de potenciar a procura do Metrobus por parte de quem reside e trabalha no segmento compreendido entre o largo das Ameias e a zona adjacente ao açude-ponte.