Coimbra  18 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã celebra São João com marchas, Richie Campbell e João Pedro Pais

21 de Maio 2018

O mês de Junho traz à Lousã as tradições populares das marchas sanjoaninas, da sardinha assada, dos arraiais e bailes, num momento de celebração do São João e que é “de afirmação do concelho”.

Entre 16 e 24 de Junho a Lousã vai estar em festa e espera milhares de pessoas para vários dias de muitas e diversas actividades, com especial destaque para a noite do dia 23, com o tradicional desfile das marchas populares.

“Este é um momento de reunião dos lousanenses e de afirmação do concelho em várias dimensões, referiu Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, aquando da apresentação oficial do ‘São João 2018’.

Além da animação e das tradições mais populares, a Lousã vive estes dias com muita animação, contando com diversas iniciativas, desde a componente de animação, passando pela desportiva e pela Mostra Comercial e Industrial, onde está patente “a dinâmica e a qualidade existente do tecido empresarial da Lousã, que ali mostram o seu contributo para o desenvolvimento do concelho”, explicou o autarca.

Da programação fazem parte, como já é hábito, a XVIII Descida Nocturna da Serra da Lousã; o Torneio de Sevens Michel Coll; o Louzan Trail 2018; o Estágio da Selecção Nacional de Judo (juvenis e cadetes); os arraiais e bailes populares; os prémios Lausus (a gala do feriado municipal – a 24 de Junho); o VII Encontro Nacional de Vespas; bem como a Mostra Comercial e Industrial, que terá cerca de 60 expositores.

O cartaz musical para estes dias, “de grande qualidade e diversificado”, foi pensado para “chegar a diferentes públicos e aposta nos artistas nacionais e locais”. Pelo palco das festas vão passar António Ataíde e Mafalda Arnauth, Richie Campbell, Djs FunkYou2, a estreia de João Pedro Pais na Lousã, bem como as bandas locais “Mercadoria” e “Ponto e Vírgula”.

A noite das marchas populares vai contar com a presença de sete grupos de adultos e dois infantis a desfilar, num total de mais de 500 marchantes, que este ano terão um novo percurso (com cerca de 600 metros), numa única avenida, com 1 500 lugares sentado em três pontos diferentes.

Nessa noite, pelos arraiais populares realizados em vários locais do concelho serão distribuídos mais de 350 quilogramas de sardinha.

“Este é um evento que mobiliza muita gente, mesmo de fora do concelho, que vem para ver as marchas populares”, garante Luís Antunes, afirmando que, por isso mesmo, este ano a autarquia decidiu dar melhores condições para os visitantes “e haverá mais lugares sentados para poderem desfrutar melhor do espectáculo das marchas populares”.

Outra das novidades é a criação da aplicação solidária para smartphone e tablet “Martelário”, disponível para descarregar gratuitamente, e que pretende divertir o utilizador e simultaneamente “ajudar uma instituição de solidariedade social”.

As festas de São João na Lousã representam, este ano, um investimento de cerca de 70 000 euros.