Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital Luz Coimbra realiza primeiro cateterismo cardíaco

31 de Janeiro 2019

A equipa liderada pelo cardiologista Marco Costa, realizou ontem, o primeiro cateterismo cardíaco na Unidade de Hemodinâmica do Hospital da Luz Coimbra (HLC), segundo anunciou a instituição.

Este hospital é o único do sector privado da Região Centro que tem um angiógrafo, o qual permite efectuar procedimentos cardíacos, no âmbito da cardiologia de intervenção.

“Realizámos com êxito o primeiro cateterismo seguido de uma intervenção coronária, inaugurando desta forma a Unidade de Hemodinâmica do HLC, vocacionada para o diagnóstico e tratamento da doença coronária, valvular, congénita e arterial periférica”, afirma o cardiologista.

Segundo Marco Costa, “a angiografia terapêutica endovascular é um tratamento vascular minimamente invasivo e vantajoso, uma vez que avalia a anatomia e a presença de lesões, o que permite tratá-las com procedimentos menos invasivos e, assim, reduzir as complicações em comparação com a cirurgia directa”.

A Unidade de Hemodinâmica do HLC permite o acesso a todos os doentes coronários e às técnicas de cardiologia de intervenção estrutural mais avançadas, como por exemplo a implantação de válvulas percutâneas.

Para Pedro Beja Afonso, administrador do HLC, o início dos procedimentos na Unidade de Hemodinâmica representa “mais um passo na consolidação da oferta de serviços do Hospital da Luz Coimbra”.

“A Unidade de Hemodinâmica está equipada com a mais recente tecnologia, o que representou um grande investimento, contando o HLC com uma equipa de profissionais de saúde altamente experiente”, acrescenta.

“Com a Unidade de Cuidados Intensivos/Intermédios do HLC conseguimos garantir aos doentes toda a segurança clínica no período após a realização do procedimento clínico e esta unidade insere-se no ambicioso programa clínico que temos na área da cardiologia”, adianta Pedro Beja Afonso.

Além dos procedimentos de hemodinâmica, Marco Costa assegura, também, a consulta de Cardiologia de Intervenção.