Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital CUF Coimbra avalia patologias do sono

8 de Março 2019

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Sono, o Hospital CUF Coimbra vai disponibilizar uma acção gratuita de diagnóstico de patologias do sono, dirigida à população em geral, nos dias 12, 13 e 14 de Março.

Esta acção é dinamizada por Isabel Luzeiro, médica neurologista e neurofisiologista com competência em Medicina do Sono no Hospital CUF Coimbra.

Nos dias 12, 13 e 14 irá decorrer uma avaliação de risco de patologias do sono através de um questionário científico elaborado para o efeito. No caso do resultado do inquérito demonstrar um indicador de patologia, é colocado um monitor para realização de um estudo poligráfico do sono. O doente leva o monitor para casa e devolve-o no dia seguinte para que os resultados possam ser estudados pela neurologista responsável. Esta avaliação é gratuita e não necessita de marcação.

No sentido de sensibilizar a população para o impacto das patologias do sono no dia-a-dia, vai ter lugar, no dia 15 de Março, pelas 16h00, uma sessão de esclarecimento onde serão abordados os principais sintomas das doenças ligadas ao sono, métodos de diagnóstico e terapêutica.

Esta sessão terá lugar na sala de reuniões do Hospital CUF Coimbra, piso 04, e neste caso, as inscrições são, igualmente, gratuitas mas limitadas à capacidade da sala. O registo deve ser feito através do seguinte link: https://academiacuf.up.events/widgets/activity/2219.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que cerca de 40 por cento da população mundial sofre de alguma patologia relacionada com o sono. As mais comuns são as doenças respiratórias do sono, a insónia e as alterações hormonais.