Coimbra  25 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Grupo Águas de Portugal lança jogo de sensibilização online

1 de Fevereiro 2019

A importância da água é o foco de um novo jogo online lançado, hoje, pelo Grupo Águas de Portugal (AdP)– o “Aquaquiz”.

O jogo, em formato de quis, “tem como objectivo fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água”, revela a AdP, adiantando que o mesmo é de cariz “pedagógico e concebido para alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico em ambiente de sala de aula, no formato de ‘Tabuleiro Virtual’, acessível através do endereço www.aquaquiz.pt”.

O quiz é composto por perguntas relativas a diferentes dimensões da água, com dois níveis de dificuldade, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino, agrupadas em quatro categorias: “Planeta Azul”, “Aqua Lab”, “Fábricas de Água” e “Uso Eficiente”.

O lançamento do jogo é assinalado, entre hoje e 17 de Maio, com uma competição nacional, que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

“Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está também disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de ‘Batalha’ entre dois jogadores”, sublinha o Grupo.

O jogo é totalmente gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha.

Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o “Aquaquiz” é uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP a professores e comunidades educativas “com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Neste contexto, destacam-se as diversas acções e materiais desenvolvidos pela Águas do Centro Litoral (AdCL) no âmbito do seu programa de educação ambiental, disponível em www.aguasdocentrolitoral.pt, como sejam as actividades lúdicas na sua área de intervenção, “procurando sensibilizar os mais jovens para o valor da água e a necessidade de adopção de comportamentos sustentáveis, no que se refere ao seu uso eficiente”, sublinha, agora, a AdCL.