Coimbra  25 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Governo: Nuno Santos provável no Ministério do Planeamento

7 de Fevereiro 2019

A ida do secretário de Estado Pedro Nuno Santos para titular do Ministério do Planeamento e Infra-estruturas é dada como provável pela Rádio Renascença.

A ascensão do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares a ministro deverá ocorrer no contexto da provável indigitação do governante Pedro Marques para encabeçar a futura lista do PS às eleições europeias de 26 de Maio.

Por um lado, a presumível promoção de Nuno Santos permite a António Costa premiá-lo pelo desempenho como governante no hemiciclo de S. Bento, onde exerceu papel de relevo na obtenção de entendimentos entre o PS, o Bloco de Esquerda (BE), o PCP e o Partido “Os Verdes”; por outro, aprovado o Orçamento do Estado para 2019, o primeiro-ministro pode prescindir dele na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Secretária de Estado adjunta do chefe do Governo, Mariana Vieira da Silva é tida como provável sucessora de Pedro Nuno.

Potencial sucessor de António Costa na liderança socialista, na próxima década do presente século, Santos foi secretário-geral da JS e timoneiro da Federação distrital do PS/Aveiro.
Além de Pedro Nuno, são potenciais líderes do PS o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a secretária-geral adjunta do partido, Ana Catarina Mendes, e Pedro Marques.