Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FITUR: Condeixa na Rede de Cidades Romanas do Atlântico

25 de Janeiro 2019

O líder do Município de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, acaba de atestar, em Madrid, a consolidação da participação do seu concelho na Rede de Cidades Romanas do Atlântico.
O edil acaba de se deslocar à capital espanhola para estar presente na edição deste ano da FITUR, uma das mais importantes feiras de turismo da Europa.
“Sob o patrocínio do alcaide de Irun, José António Santano Clavero, este segundo encontro foi mais um importante passo na consolidação desta rede e na valorização de um património único – Conímbriga e a respectiva herança romana”, declarou o autarca e economista.
O Município de Condeixa faz parte, desde 2018, da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, a qual congrega cidades francesas e espanholas, a par das localidades portuguesas de Braga e Marvão, criada para valorizar o património romano e desenvolver o seu potencial turístico e cultural.
Condeixa-a-Nova tem investido bastante, nos últimos anos, na valorização de tal património, nomeadamente através da construção do Museu PO.RO.S, sendo dignas de registo sinergias entre municípios que partilham a herança patrimonial da romanização.
A candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e a construção do parque temático “Roma dos Pequenitos” são outros projectos em desenvolvimento.