Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: Nova sala-museu marcou 124.º aniversário do Ginásio

2 de Janeiro 2019

A inauguração da nova galeria do Museu do Ginásio Clube Figueirense marcou, ontem, 01 de Janeiro, a comemoração dos 124 anos da agremiação desportiva.

No dia de Ano Novo, pelas 12h00, o simbólico acto de hastear da bandeira repetiu-se ao som do hino do clube, pela mão do actual sócio n.º 1, José Rolinho Sopas, como em 1895.

“Apesar das dificuldades e falta de apoios oficiais”, como explicou Joaquim de Sousa, presidente da Assembleia Geral, o Ginásio “orgulha-se do património que possui e de muitos associados que se dedicam com alma ao clube”, destacando o Museu e Arquivo Histórico, que “são hoje uma referência nacional no desporto, um departamento muito procurado por historiadores, licenciados e associações”.

A placa da nova galeria do Museu, que ostenta o nome do seu conservador, José Rolinho Sopas, o sócio nº 1, foi descerrada pelos seus netos David e Daniel Sopas, com o homenageado a não esconder a sua grande emoção, a agradecer “tão nobre gesto” e a lembrar que a obra “não é só sua”, evocou o nome de todos aqueles que o têm acompanhado a erguer aquele património.

No final, a presidente da Direcção do Ginásio, Ana Rolo, deixou um agradecimento e, com o sócio n.º 1, partiu o bolo de aniversário e partilhou um aperitivo de honra com os associados e simpatizantes que marcaram presença, num convívio onde foi, também, apresentado o n.º 09 da revista anual “Vai d’Arrinca!…” (2018-19) e o calendário de 2019.