Coimbra  22 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Hotelaria e APBC unidas no evento “Colher de Pau Solidária”

13 de Dezembro 2017

Vítor Marques, da APBC; Dora Caetano e Nuno Ribeiro, da EHTC; Henrique Santos, da Obra de Promoção do Distrito de Coimbra; e António Cruz, da APBC

 

A praça de 08 de Maio, em Coimbra, foi o local escolhido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) para dinamizar a terceira edição da “Colher de Pau Solidária”, uma iniciativa que se irá realizar, na sexta-feira (15), entre as 09h30 e as 17h00.

A actividade, que surge no âmbito da disciplina de “Técnicas de Organização de Eventos” do curso de “Gestão e Produção de Cozinha”, tem a colaboração total da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC). Além de servir para avaliação dos alunos da Escola, esta iniciativa tem como principal objectivo angariar donativos a favor da Casa da Mãe, uma instituição que pertence à Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra.

Durante todo o dia, os alunos da EHTC estarão na praça a oferecer e a vender doçaria relacionada com o Natal. Haverá sessões de “showcooking” de sonhos e velharacos, bem como infusões quentes, que estão à disposição dos “clientes” de uma forma gratuita, podendo as pessoas deixar um donativo por sua livre vontade. No espaço serão, ainda, vendidos bolachas e biscoitos de Natal, bem como bolo-rei (à fatia ou inteiro), uma receita criada pelo ‘chef’ Inácio Berlinda. Para além disso, a Escola põe, ainda, à venda o símbolo desta iniciativa, uma mini colher de pau.

O que se pretende “é apoiar a Casa da Mãe, não de uma forma monetária, mas sim através da aquisição de cortinas porque é aquilo que, neste momento, é mais necessário”, explicou Nuno Ribeiro, da EHTC.

O valor a atingir é de 800 euros, mas “caso sobre dinheiro, será gasto na compra de bens de primeira necessidade, nomeadamente, produtos de higiene para as mães e bebés”, sublinhou.

Também nas instalações da Escola, à disposição de alunos, docentes, funcionários e população em geral, está um local para deixar bens alimentares, de higiene, etc., que depois serão doados à Casa da Mãe.

Nesta instituição, que apoia jovens mães, estão, actualmente 10 raparigas com os seus bebés, a mais nova com 14 anos. “Todos os apoios são bem-vindos e dão-nos força para continuarmos a nossa missão”, disse Henrique Santos, da Obra de Promoção Social de Coimbra.

A iniciativa conta com o apoio da APBC, sendo esta mais uma forma de “convidar as pessoas a vir à ‘Baixa’”, realçou o presidente Vítor Marques, adiantando que estas parcerias entre a Agência e outras entidades da cidade têm como principal desafio “tentar perceber como é que podem alavancar os negócios da ‘Baixa’ e atrair clientes”.

De forma a complementar a “Colher de Pau Solidária”, neste dia, a APBC vai promover as suas habituais actividades de Natal, com as mascotes e o castelo insuflável a animarem as ruas.

Colher de Pau solidária