Coimbra  26 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Encontro de Colectividades anima Souselas e Botão

25 de Maio 2018

Cerca de duas dezenas de instituições, da União de Freguesias de Souselas e Botão, vão mostrar, uma vez mais, a sua pujança no V Encontro de Colectividades, que vai decorrer entre hoje e domingo (27), junto à igreja de Souselas.

O convívio, a animação, a gastronomia, o artesanato e muita festa é o que se espera desta iniciativa, que tem sido um sucesso e que promete voltar a conquistar os cidadãos das duas localidades e de toda a cidade.

A quinta edição volta a ter o objectivo de “dar maior visibilidade às colectividades locais e promover o convívio entre os participantes e o público”, explicou Rui Soares, presidente da União de Freguesias.

O autarca destaca a “forte representatividade da freguesia” nestes dias de festa, onde o desafio passa por conseguir juntar no mesmo espaço as dezenas de associações e coletividades ali existentes, mostrando aos visitantes o trabalho que desenvolvem.

No local estarão, ainda, presentes vários artesãos, quer com trabalhos manuais, flores ou as já imprescindíveis ‘tasquinhas’ com a melhor gastronomia da região.

“Tentamos melhorar de ano para ano, ouvimos as sugestões das pessoas, sempre no sentido de, no ano seguinte, termos umas instalações e um serviço de maior qualidade”, frisou o presidente Rui Soares, sublinhando que este é um dos grande eventos da UF, que “as pessoas sentem como seu e onde querem participar”.

A par dos expositores, da animação musical e da gastronomia, o certame conta, este ano, com uma novidade: a realização de uma ‘Feira do Livro’. A iniciativa, promovida em parceria com o Instituto Educativo de Souselas, decorre hoje e amanhã (26), no Espaço Cultural, mudando-se, no domingo (27), para o recinto da festa.

Outra das novidades é a presença de todos os comerciantes do ‘Mercado de Souselas’, que ali apresentarão as suas actividades comerciais.

“O nosso objetivo é chamar toda a gente para este Encontro e isso tem sido conseguido. Temos um programa muito intenso e esperamos que estes sejam três dias muito bons para todos, em especial para as colectividades, para que consigam angariar uma boa receita que as ajude no desenvolvimento dos seus projectos”, sublinhou Rui Soares.

O presidente lembra que esta é “uma festa para toda a família”, onde o ambiente festivo e o convívio são cartões de visita para se desfrutar do melhor que Souselas e Botão têm para oferecer, desde a gastronomia, cultura ou artesanato.

Gastronomia e música ajudam a ‘chamar’ visitantes

A chanfana, o leitão, o bacalhau ou as ‘francesinhas’ são alguns dos pratos que vão estar disponíveis nas tasquinhas do recinto da festa e serão dinamizadas pelas colectividades. As sobremesas vão ficar a cargo da Associação de Pais e os cafés com o ACTT – Todo o Terreno de Souselas.

Para os mais pequenos, antes ou depois das refeições, haverá um espaço infantil com insufláveis e animadores, que vão assegurar a diversão.

O programa do Encontro das Coletividades, que tem entradas gratuitas, começa hoje, a partir das 18h30, seguido da actuação da Banda Ministério (22h00) e d ‘Os Red’ (23h00).

Amanhã (26), o certame abre às 10h00, estando a sessão solene marcada para as 15h30.

Durante a tarde a animação fica a cargo dos ‘Grandes Cantores da Obra Social de Torre de Vilela’ (17h30) e das crianças da creche e jardim de infância do Centro Social de Souselas (17h45). Segue-se, às 18h00, o ‘Desfile da Flor’, promovido pela Biblioteca Anexa e instituições, um evento pioneiro e que promete grandes surpresas.

A festa continua com uma demonstração de karaté (19h00), a actuação de Rockluso (23h00) e do DJ MDX (01h00).

No domingo (27), o evento abre, às 10h00, ao som dos Katembas. À tarde, a partir das 15h00, há matiné com R. Music, seguindo-se demonstrações de jujitsu (10h30), zumba (17h30) e uma ‘masterclass’ de zumba (17h45).