Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Deputada do PCP visitou Lorvão e prometeu defender Hospital

24 de Maio 2018

A deputada do PCP Ana Mesquita visitou, na terça-feira (22), a vila de Lorvão, em Penacova, para se encontrar com o recém-criado “Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão”.

Ana Mesquita ouviu as razões expostas pelo Movimento, que apela à criação de uma unidade de cuidados continuados integrados e de reabilitação nas instalações do Hospital, encerradas há seis anos.

Os subscritores do Movimento argumentam a “falta de vagas para onde transferir os doentes que já não precisam de estar internados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC); os custos de internamento claramente mais baixos em cuidados continuados do que nos hospitais de vanguarda; a falta de vagas de cuidados continuados, sentidas pelas famílias e o dever do Serviço Nacional de Saúde em assegurar o tratamento digno em todas as fases da vida humana”.

O Movimento lançou, inclusive, uma petição, há cerca de dois meses, que já ultrapassou as 4 000 assinaturas, o que garante a sua discussão em plenário da Assembleia da República.

Foi, por isso, solicitado a Ana Mesquita, que “contribuísse para este debate e que assumisse a defesa deste petição, aquando da sua discussão no Parlamento”.

Um convite que a deputada não recusou, comprometendo-se a defender a causa e a levar as reivindicações e preocupações à AR.

Ainda no âmbito da visita a Coimbra, a deputada aproveitou para reunir com a população da Adémia, que se debate há alguns meses com o encerramento da extensão de saúde. A reabertura está prevista para 04 de Junho, contudo, a Comissão de Utentes e os cidadãos continuam preocupados com o facto do Centro de Saúde só abrir durante dois dias úteis na semana.

Os utentes denunciaram ainda as condições do centro de saúde de Fernão Magalhães em contraponto até com as condições físicas da extensão que agora reabrirá.

Deputada Ana Mesquita na Adémia