Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Crochet social traz cor e alegria à rua de Fernandes Tomás, na “Baixa”

21 de Maio 2018

“Integração” é o tema deste ano da iniciativa ‘crochet social’, promovida por um grupo de moradores e comerciantes da rua de Fernandes Tomás, na “Baixa” de Coimbra, que pretende dinamizar e animar aquela zona durante a época alta.

O projecto ‘crochet social’ teve início em 2013, inicialmente com uma vertente solidária e de inclusão, dinamizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pelos alunos do curso de Acção Social da Faculdade de Psicologia de Coimbra, com o objectivo de “sensibilizar para o problema do isolamento das pessoas idosas” e promovendo o convívio entre os mesmos.

Os pioneiros acreditavam que o espaço público pode ser “utilizado como plataforma de comunicação e proporciona uma relação afectiva entre a cidade envelhecida e os seus residentes através da exposição das peças de crochet por si concebidas”.

Este ano, o projecto é dinamizado pelo grupo de comerciantes e moradores da rua, com apoio da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), que querem dar-lhe “um outro colorido e atrair mais turistas”, revelou Luísa Lucas, do Fangas Mercearia Bar.

Os trabalho estão expostos até final de Setembro, aproveitando a época de maior afluxo de pessoas à cidade.