Coimbra  22 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra acolhe Encontro Anual do Banco de Olhos Europeu

26 de Janeiro 2018

O 30.º Encontro Anual do Banco de Olhos Europeu está a decorrer, até amanhã (27), na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Neste encontro encontram-se especialistas de toda a Europa para falar sobre alguns temas de relevo para a área. Desde logo sobre o tópico principal desta 30.ª edição: “The Changing Relationship between Eye Banks and Corneal Surgeons”, destacando-se, ainda, outras ideias como as novas técnicas de transplante da córnea; o desenvolvimento integrado nos ‘bancos de olhos’; campanhas de sensibilização para doadores de olhos; medicamentos de terapia avançada; ou as lições a retirar de projectos europeus ao nível da doação de órgãos e transplantação.

As diversas palestras são conduzidas em inglês, pelos especialistas que submeteram os seus trabalhos.

O evento é organizado pelo Banco de Olhos Europeu, com o apoio do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), do Banco de Olhos do CHUC, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), da Societas Ophthalmologica Lusitanica e da Direcção-Geral da Saúde.

No comité organizador estão especialistas de renome de Coimbra, como Maria João Quadrado, presidente do Banco de Olhos de Coimbra; Joaquim Murta, director do Serviço de Oftalmologia do CHUC; e João Quadrado Gil, também do Banco de Olhos do CHUC.

Já o comité científico é constituído por Maria João Quadrado, Joaquim Murta, Walter Rodrigues, Pedro Candelária, John Armitage e Luís Oliveira.

Este encontro é realizado anualmente, sendo que este é o primeiro a realizar-se em Portugal nos quase 30 anos deste evento e Coimbra foi a cidade escolhida pelo Banco de Olhos Europeu.