Coimbra  21 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cientistas vêm a Coimbra explicar a missão espacial “BepiColombo”

26 de Março 2019

A sonda “BepiColombo” foi enviada para o espaço em Outubro de 2018, a bordo de um foguetão Ariane 5, e só chegará ao destino em 2025. Por onde anda e o que irá fazer durante estes anos são as respostas que vão ser dadas esta quinta-feira (28), no Observatório Geofísico e Astronómico (OGAUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Os cientistas do projecto “BepiColombo”, Johannes Benkhoff e Go Murakami, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), respectivamente, vêm a Coimbra para explicar e dar mais detalhes sobre a sonda espacial “e desvendar algumas das actividades que os cientistas executam durante o percurso até que ‘BepiColombo’ chegue ao destino”, adianta a direcção do OGAUC.

A conferência, aberta ao público, acontece esta quinta-feira (28), pelas 16h00, no OGAUC, em Santa Clara. Os dois cientistas estão em Coimbra para participarem, também, num ‘workshop’ sobre a missão “BepiColombo”, que se realiza justamente no Observatório Geofísico e Astronómico da FCTUC entre hoje e sexta-feira (29).

A “BepiColombo” é uma missão conjunta da ESA e da JAXA, para estudar o primeiro planeta do nosso Sistema Solar, Mercúrio.