Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Almalaguês mostra o que de melhor existe na freguesia

25 de Maio 2018

A freguesia de Almalaguês volta a estar no centro das atenções, entre hoje e domingo (27), com a 4.ª Feira de Gastronomia e Artesanato.

Valorizar, promover e divulgar o que de melhor têm e fazem as gentes de Almalaguês é o principal objectivo deste certame, que tem vindo a crescer e a conquistar mais visitantes.

Nesta quarta edição, a Feira vai contar com a presença de mais de meia centena de expositores, a grande maioria daquela freguesia, que se vão distribuir pelo espaço junto ao Instituto de Almalaguês e dar a conhecer os seus trabalhos.

O presidente da Junta, António Coelho, explica que “cerca de 40 expositores têm stands e 10 são tasquinhas, aos quais se juntam alguns outros espaços de material e alfaias agrícolas”.

Esta é, por isso, “uma mostra muito variada”, onde a gastronomia mais típica, como o caso dos negalhos, a chanfana e outras iguarias regionais, estarão em destaque. Os espaços gastronómicos são, como é hábito, dinamizados pelas associações locais, com uma ementa rica e variada.

No artesanato, o foco vai para a incontornável tradição da ‘tecelagem de Almalaguês’, que se encontra ainda em processo de certificação e que, espera António Coelho, com isso possa “ganhar novo impulso”. Esta arte é o mote para, amanhã (26), se realizar um atelier, pelas 18h00, para o qual foram convidadas diversas entidades, como a Câmara de Coimbra e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), bem como artesãos e outras pessoas da freguesia ligadas ao ofício.

“A tecelagem é uma actividade ainda com algum peso na freguesia mas já teve mais. O que nós pretendemos com este evento é dar-lhe ainda mais protagonismo e proporcionar às pessoas um maior conhecimento desta arte”, sublinha o presidente.

António Coelho espera que estes sejam “três dias de convívio, confraternização e de grande promoção da freguesia”, lembrando que foi com esse objectivo que a Junta retomou este certame.

A programação é variada e tem início hoje, pelas 20h00, com a abertura oficial da feira, seguida, durante a noite pelas actuações do Grupo Folclórico CIR Torre de Bera (21h30) e a Banda Low Cost (22h00).

O certame reabre amanhã (26), às 15h00. Pelo recinto vão actuar os Gaiteiros da Lapa, haverá jogos tradicionais (16h30) e, pelas 18h00, realiza-se a palestra sobre tecelagem e uma prova de vinhos.

O programa continua com a animação musical, assegurada pelo grupo “Teada Nova” (19h30), Rancho “Rosas da Amoreira” (21h30) e grupo de baile “Fonte da Pipa” (22h30).

No domingo (27), às 10h00, realiza-se a ‘Caminhada dos Negalhos’ e à tarde, pelas 15h00, serão entregues os prémios de mérito (15h00), actua o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês” (16h30), bem como as concertinas “Vamos a Elas” (18h00).

O horário da feira estende-se até às 24h00, hoje e amanhã, terminando esta edição da Feira da Gastronomia e Artesanato de Almalaguês, no domingo, pelas 20h30.