Coimbra  20 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Almalaguês e Miranda do Corvo celebram Mártir São Sebastião

20 de Janeiro 2019

Vão ser dias de festa nas freguesias de Almalaguês, em Coimbra, e de Miranda do Corvo, que, a hoje, celebram o seu padroeiro – o Mártir São Sebastião.

Este ano, as festas prolongam-se até 27 de Janeiro, em Almalaguês, e até terça-feira (22), em Miranda do Corvo.
Os próximos três fins-de-semana serão de muita animação por Almalaguês, com um cartaz musical que integra a Banda Anarkia, Ruth Marlene, Os Red e Ruizinho de Penacova.
“Esta é uma festa que atrai sempre muita gente, logo desde o primeiro dia com o Encontro de Gaiteiros [ontem]”, explica Daniel Pires, presidente da Comissão de Festas, adiantando que “as pessoas vêm pelos artistas, e por isso a contratação de Ruth Marlene, mas também para homenagear o Mártir São Sebastião”.

Hoje é ponto alto destas celebrações, o programa conjuga a vertente profana e religiosa. A Eucaristia, a ter lugar na igreja paroquial de Almalaguês, está marcada para as 15h00, seguida de procissão pelas ruas da localidade, a partir das 16h00.
Para terminar o dia, às 18h00, Ruth Marlene sobe ao palco das festas, prometendo animar todos os presentes com os êxitos de mais de 20 anos de carreira.
A festa prossegue para segunda-feira (21), com novo almoço-convívio e uma Eucaristia na capela de São Sebastição, pelas 15h00, seguindo-se as fogaças, às 18h30.
No próximo fim-de-semana, no sábado (26), e depois da alvorada (09h00), segue-se uma caminhada, pelas 10h00, e um almoço-convívio, às 13h00, continuando à tarde com as fogaças (16h00). Para este dia, a animação musical está garantida com a banda Os Red, que sobem ao palco às 22h00.

O último dia dedicado ao Mártir São Sebastião é no domingo (27), com a abertura da quermesse (14h00), seguida pela Eucaristia na igreja paroquial de Almalaguês, às 15h00, e o concerto do conhecido artista da região, Ruizinho de Penacova, pelas 18h00. As fogaças encerram as festividades, às 19h30.
Durante os dias de festa, o recinto vai contar com um serviço permanente de cozinha e bar.
Como habitualmente, Almalaguês recebe, também, por esta altura, o Encontro de Gaiteiros, que vai já na sua sexta edição e conta com da Comissão de Festas, em parceria com a Confraria dos Negalhos.
Durante o dia de ontem (19), as ruas da localidade foram animadas pelos 18 grupos de gaiteiros de vários pontos do país e um de Espanha (Galiza).
O programa incluiu uma mostra de instrumentos tradicionais, às 11h00, e a inauguração das exposições “Tons e Sons – Sentir os gaiteiros” e “Gaitecendo”.
O artista plástico Víctor Costa também esteve presente a mostrar a sua arte, bem como foi apresentada a Gaita Electrónica – Trino e o projecto “Gaiteirus” e o tradicional desfile de todos os grupos.

O VI Encontro terminou a entrega de lembranças aos grupos participantes e um baile gaiteiro com Diana Azevedo.

Em Miranda do Corvo as festas também homenageiam o padroeiro

Janeiro é sinónimo de honrar o Mártir São Sebastião também na freguesia de Miranda do Corvo, onde a tradição volta a cumprir-se até dia 22 de Janeiro.
A festa traz, como habitualmente, a vertente religiosa aliada à profana, cativando muitos fiéis e visitantes à freguesia de Miranda do Corvo.

Depois de dois dias de festa, o ponto alto será hoje, com uma arruada a cargo das filarmónicas de Miranda do
Corvo e Pedrógão, pelas 09h30. Segue-se a missa solene na igreja matriz, às 10h30, e a procissão solene do Mártir São Sebastião está marcada para as 15h30.
O tradicional leilão de Fogaças, pelas 17h00, será abrilhantado com um mini-concerto das bandas filarmónicas e a música, pela noite dentro, estará a cargo de J&V Music, a ter lugar no Grupo Recreativo Mirandense.
Amanhã (21), depois da arruada, a programação contempla apenas uma missa em honra do padroeiro, pelas 19h30.
O último dia, terça-feira (22), começa com a arruada dos gaiteiros pela vila (09h30) e à tarde, às 17h30, realiza-se a churrascada na Feira da Sardinha, com direito a animação musical. Pelas 20h00, a Comissão fará o sorteio das rifas e o encerramento dos festejos.