Coimbra  21 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Almalaguês celebra Mártir São Sebastião durante seis dias

19 de Janeiro 2018

O período das festas e romarias começa já em Janeiro, em Almalaguês, onde durante os próximos dias vão decorrer as festas em honra do Mártir São Sebastião.

A celebração tem início já hoje e até dia 28 (domingo), à excepção dos dias 23 a 26, em que não haverá actividades, perfazendo um total de seis dias de festa, que irá decorrer no pavilhão da Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês (ADCA).

A música, a gastronomia, a quermesse, a cultura e o desporto são componentes imprescindíveis neste evento da freguesia de Almalaguês, que não esquece o seu padroeiro e que o honra com as habituais missas e a procissão.

Na vertente pagã, os grandes protagonistas serão os artistas portugueses Toy, Ruizinho de Penacova, Sede Bandida e a banda Não há 2 sem 3. Destaque, ainda, para o já habitual e muito concorrido Encontro Nacional de Gaiteiros, que vai já na 5.ª edição e é considerado como “o maior do país”.

Com serviço permanente de cozinha e bar, as festas envolvem toda a freguesia e são um momento importante para a divulgação das suas tradições, cultura e artesanato.

O programa começa hoje, com a quermesse e o habitual torneio de sueca. Ainda neste primeiro dia, tem início o programa paralelo do 5.º Encontro Nacional de Gaiteiros, que irá juntar 16 grupos, quer portugueses como espanhóis, estando previsto o primeiro “despique” para as 21h00, seguindo-se a entrega de prémios aos vencedores.

No sábado (20), haverá festa com os gaiteiros a partir das 09h30, com arruada e peditório, seguindo-se a abertura da mostra de instrumentos tradicionais (11h00); a inauguração da exposição “Um mundo de gaitas” (11h30) e a inauguração do monumento aos gaiteiros da freguesia de Almalaguês, da autoria de Jorge Simões, pelas 15h30. O desfile dos grupos convidados tem início às 16h00, terminando o programa deste encontro com um baile, às 17h00.

Ainda no sábado, haverá leilão de fogaças, missa na igreja paroquial de Almalaguês e, à noite, a banda Não há 2 sem 3 (23h00), seguida do DJ residente.

No domingo (21), o destaque vai para o desfile da Sociedade Filarmónica Lousanense, ao qual se segue a missa e a procissão ao Mártir São Sebastião (16h00). A tarde continua com um espectáculo do bem conhecido Toy (18h00) e, à noite, é a vez dos Low Kost subirem ao palco.

Segunda-feira (22), a música ficará a cargo dos Doce Mel e do grupo Rmusic, bem como a chegada do Movimento Tradição Activa (18h00). Às 15h00, a missa decorre na capela de S. Sebastião.

A festa continua no fim-de-semana seguinte, com um dia dedicado ao desporto e à juventude (sábado, 27), que inclui um jogo de futebol solteiros/casados (no parque desportivo da Milheiriça), seguindo-se a venda das fogaças, uma aula de zumba e a actuação do Rancho Folclórico Rosas da Amoreira. A noite será dos jovens, com a actuação do grupo Sede Bandida (23h30) e de Tommy Guitar, DJ Bastez e DJ residente.

As comemorações em honra do Mártir São Sebastião terminam domingo (28), com a quermesse, uma liturgia na igreja paroquial de Almalaguês, a actuação do grupo de concertinas “Vamos a elas” (16h39), seguindo-se um dos espectáculos mais aguardados, com Ruizinho de Penacova (18h00). Às 23h00, dão-se por encerradas as festas de 2018 com um espectáculo de fogo de artifício.