Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aldeias do Xisto lançam nova plataforma de reservas online

18 de Dezembro 2017

A época natalícia é, por si só, mágica em qualquer lugar, mas nas Aldeias do Xisto tem um encanto especial. E agora é muito mais fácil planear e reservar toda a estadia. A “Book in Xisto” (www.bookinxisto.com) é a nova plataforma de reservas exclusiva das Aldeias do Xisto, tornando a experiência da reserva mais fácil, prática e rápida para os visitantes. Através desta página da Internet, é possível reservar alojamentos, experiências, restaurantes e até comprar presentes.

A plataforma agrega a oferta turística disponível nas 27 Aldeias do Xisto, “com a vantagem de ser um canal de venda directa para todos os parceiros da rede e permitir, por isso, fazer as reservas sem serem cobradas quaisquer comissões”, revela a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Rui Simão, coordenador Executivo da ADXTUR, explica que “esta nova plataforma, criada com o apoio do programa Centro 2020, é verdadeiramente inovadora: além de agregar multisserviços, funciona numa base de comércio justo porque não tem intermediários, ou seja, o que os utilizadores pagam vai integralmente para os parceiros do território que fornecem esses serviços. No fundo, esta central de reservas exclusiva está integralmente comprometida com a estratégia de desenvolvimento deste território que a marca Aldeias do Xisto tem vindo a seguir”.

Na “Book in Xisto” é, também, possível “oferecer” o que de mais tradicional existem nestes territórios, adquirindo um dos três cabazes de Natal preparados. Um “Cabaz Júnior”, destinado a crianças, inclui um pião tradicional, uma ovelha com o seu badalo e uns rebuçados de mel para repor as energias e adoçar a boca. Já no “Cabaz Merendeiro”, é possível experienciar os sabores mais genuínos do campo com: vinho tinto; queijo de cabra curado; pasta de azeitona galega; azeite virgem extra; aguardente de medronho; compota de abóbora com queijo de cabra e chouriço tradicional. No “Cabaz Guloso” é possível encontrar os verdadeiros sabores das Aldeias do Xisto, com licor de mirtilo; compota de medronho; geleia de pétala de rosas vermelhas; mel de urze;

rebuçados de mel e infusão de perpétua roxa.

Para reserva no “Book in Xisto” está já disponível a “Lagarada Tradicional”, na aldeia de Malhada Velha, no Fundão, que se realiza a 13 de Janeiro. Uma tradição que junta à mesa os apreciadores da famosa “couvada” com bacalhau servida no lagar da aldeia. Segue-se, depois, um percurso pela rota das adegas locais acompanhado por concertinas.

Numa altura em que o fluxo turístico se espera maior, e para assinalar o lançamento da plataforma, os clientes que fizerem reservas, até 07 de Janeiro, através da plataforma terão direito a entradas gratuitas num dos maiores eventos de Natal: o Penela Presépio.

O “Book in Xisto” está também disponível para smartphones, sendo possível fazer o pagamento através de referência multibanco ou cartão de crédito.

A região beirã oferece, um pouco por todo o seu território, diversas formas atractivas de passar esta quadra natalícia:

  • Pampilhosa da Serra – “Inspira Natal” (de 15 a 23 de Dezembro);
  • Madeiros de Natal (24 de Dezembro a 06 de Janeiro);
  • Distribuição gratuita de Pinheiros de Natal – Proença-a-Nova;
  • Mercadinho de Natal – Covilhã;
  • Natal de Miranda do Corvo (Dezembro);
  • Concurso “O melhor Bolo Rei” – Fundão;
  • Exposição Colectiva de Natal – Góis (até 06 de Janeiro);
  • Férias Activas de Natal – Lousã (18 a 29 de Dezembro).