Coimbra  11 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Pinho

A importância da História

4 de Outubro 2018
13 - Historia Colóquio Júlio Augusto Henriques

Colóquio dedicado a Júlio Augusto Henriques – Colégio S. Bento

 

13 - História Local Ribeira de Frades

Ciclo de conferências sobre História Local na freguesia de Ribeira de Frades

 

No passado sábado, dia 29, a importância da História da nossa região foi, condignamente, assinalada em dois eventos em que tive a honra de participar e que despertaram significativo interesse junto dos participantes.

I – HOMENAGEM A JÚLIO AUGUSTO HENRIQUES

No Colégio de S. Bento prestou-se homenagem a uma figura ímpar da Botânica, com a realização do colóquio e exposição: «Centenário da jubilação de Júlio Henriques; recordar o homem, celebrar a obra, 1918-2018» – que ilustrou o legado, abrangência e modernidade das múltiplas actividades desenvolvidas por um homem incansável, bem como as redes de partilha de conhecimento por ele estabelecidas no país e no estrangeiro.

Uma iniciativa do Departamento de Ciências da Vida, que contou com o apoio de uma vasta equipa assente na Comissão de Honra, Comissão Científica e Comissão Organizadora, a que se associaram descendentes do ilustre botânico natural do município de Cabeceiras de Basto – onde nasceu a 15.01.1838, mas com vida e obra feita em Coimbra, onde veio a falecer a 07.05.1928.

Uma homenagem onde se assinalou a intensa actividade desenvolvida na Universidade de Coimbra por Júlio Henriques, em prol da Botânica: como lente, director do Jardim Botânico, criador do Herbário e Museu Botânico e onde fundou, em 1880, a primeira sociedade cientifica dedicada à botânica em Portugal – a Sociedade Broteriana.

Cerca de 50 participantes assistiram à sessão solene de abertura, à inauguração da exposição documental, e a um colóquio organizado em 3 sessões de comunicações orais – com abertura de honra proferida pelo conceituado Walter Lack, director do Jardim Botânico e do Museu Botânico de Berlim – e ainda a uma sessão de apresentação de posters.

No final efectuou-se uma visita guiada ao Jardim Botânico e ao Herbário da Universidade de Coimbra – tesouros da Botânica nacional mas de largo prestígio internacional.

II – CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE HISTÓRIA LOCAL

A Igreja Matriz e o salão nobre da freguesia de Ribeira de Frades acolheram, na tarde do passado sábado, o ciclo de conferências «História Local: Cultura, Saberes, Transformações», evento integrado nas Jornadas Europeias do Património e abrilhantado pela presença de ilustres académicos da nossa Universidade.

A primeira sessão, que decorreu na Igreja Matriz, teve honra de abertura com a comunicação da Prof. Dr.ª Maria José Azevedo Santos, centrada na importância da escrita e do documento ao longo dos séculos, bem como do papel desempenhado pelos escrivães e notários. Seguiu-se a intervenção de João Pinho, o redactor deste artigo, que realçou a importância da história local, traçando uma perspectiva epistemológica.

A segunda sessão decorreu no salão da Junta de Freguesia de Ribeira de Frades, cabendo a abertura ao Prof. Dr. Saul Gomes, cuja conferência abordou a evolução histórica das relações do Mosteiro de Santa Cruz com o território de Ribeira de Frades.

Seguiu-se a intervenção do Dr. João Costa, destacando a importância da acção progressista do antigo presidente da Junta de Paróquia, Miguel António Brito, no desenvolvimento da freguesia no séc. XIX, designadamente, a luta pela construção de um cemitério condigno.

Intervenções que geraram da parte da assistência vivo entusiasmo pela história da sua comunidade, colocando novas questões ou procurando esclarecimentos adicionais, em ambiente de salutar partilha de conhecimentos.

As conferências encerraram com uma visita guiada à Igreja Matriz, onde pudemos constatar o brilhantismo das obras de restauro ali efectuadas e o exemplo de união da comunidade em torno do seu património.

Desejamos vivamente que este episódio de exaltação da nossa História, designadamente, da local, tenha continuidade gerando novos ciclos culturais voltados para as nossas comunidades.

(*) Historiador e investigador

LEGENDAS

Colóquio dedicado a Júlio Augusto Henriques – Colégio S. Bento

Ciclo de conferências sobre História Local na freguesia de Ribeira de Frades

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com