Coimbra  11 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Xavier Viegas vence concurso do Governo com robô que limpa a floresta

11 de Outubro 2018

O docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) Domingos Xavier Viegas acaba de vencer a primeira edição do ‘GovTech’ com o projecto “Informat”, um “sistema robotizado com funcionamento semiautónomo para criação de aceiros e limpeza de terrenos florestais”.

Este concurso do Governo pretende “premiar e apoiar produtos e serviços inovadores, criados por ‘startups’, que se enquadrem à solução de um dos 17 “Sustainable Development Goals” (SDG) das Nações Unidas”, revela a descrição do programa.

O projecto do catedrático “irá permitir um maior aproveitamento dos recursos humanos, melhorar as condições de trabalho dos operadores florestais, melhorar a eficiência e rapidez dos trabalhos de limpeza e reduzir o seu custo; actua na prevenção dos fogos rurais, protegendo a vida terrestre”, explica Xavier Viegas.

O “Informat” venceu com 12 votos, juntamente com outros dois projectos inovadores, ganhando assim o direito aos 30 000 euros de prémio; um protocolo de colaboração com o Estado; um espaço em incubadora nacional; apoio à internacionalização e acesso à Websummit, com a possibilidade de expor o produto ou serviço durante um dos dias do evento.

Domingos Xavier Viegas ficou, recentemente, conhecido em todo o país por ter coordenado a elaboração de um relatório técnico sobre os incêndios de Pedrógão Grande, em 2017.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com