Coimbra  29 de Junho de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Voluntários da Freixianda celebram 32 anos ao serviço da população

19 de Maio 2017

A 6.ª Secção dos Bombeiros Voluntários de Ourém, a de Freixianda, vai comemorar o seu 32.º aniversário, a 19 e 28 de Maio. Fundada a 19 de Maio de 1985, esta Secção é, hoje, uma das mais importantes no concelho de Ourém.

Apesar de ter começado com apenas 22 elementos, a Secção da Freixianda conta, agora, com 34 voluntários e cinco viaturas. Em recruta estão outros nove potenciais bombeiros, que num futuro próximo poderão juntar-se a este corpo activo.

Os bombeiros da Freixianda têm como prioridade o auxílio de primeira intervenção à União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais e à União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, na zona mais a Este do concelho de Ourém, do qual distam entre 20 a 30 quilómetros.

Ao nível dos serviços, o corpo activo da Freixianda apenas acorre a situações de primeira intervenção, já que em ocorrências mais complicadas conta com o apoio das corporações vizinhas e, até, da própria corporação dos Bombeiros Voluntários de Ourém.

Para responder às solicitações, o corpo activo dispõe de duas ambulâncias, um veículo multi-funções e duas viaturas de combate a incêndios.

As obras de remodelação no quartel e a aquisição de um novo carro de combate a incêndio continuam a ser as principais prioridades da Secção, que depende da “casa-mãe”, os Bombeiros Voluntários de Ourém. Apesar de, no caso das obras no quartel, o projecto já estar aprovado, alguns problemas estão a atrasar a intervenção, orçada em cerca de 100 000 euros, e que será financiada na totalidade pela autarquia. Já em relação à aquisição da nova viatura, o corpo activo viu a candidatura aos fundos europeus ser aprovada, contudo, ainda não há certezas de quando entrará ao serviço, servindo para substituir um outro veículo, com 34 anos.

A Secção, que continua a ter o apoio da Confederação das Colectividades de Recreio e Cultura, pretende, agora, começar a apostar na vertente social, promovendo, nos dias de maior afluência ao mercado (em Agosto e Dezembro) rastreios à população, uma forma de captar a atenção dos cidadãos “para que saibam que os bombeiros estão cá para os ajudar”, adianta Jorge Santos, presidente da Liga dos Amigos da Secção dos Bombeiros da Freixianda.

O aniversário será, uma vez mais, comemorado com as entidades parcerias e com a população que servem, dividindo as festividades por dois dias. Hoje realiza-se o jantar comemorativo para os convidados. No domingo (28), terá lugar a missa solene, às 09h30, e, a partir das 10h30, tem início o desfile do corpo activo da Secção pelas ruas da localidade, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ourém.

Dinamismo é a palavra de ordem

A Secção de Freixianda caracteriza-se pelo intenso dinamismo e proximidade que mantém com a população. São diversas as iniciativas que, de tempos a tempos, animam a localidade e colocam os “holofotes” sobre os bombeiros voluntários e as suas necessidades.

A actividades são promovidas pela Liga dos Amigos da Secção dos Bombeiros da Freixianda, fundada em 2005 e que “gere toda a logística da secção e do quartel, bem como ajuda a ‘casa-mãe’ na aquisição de viaturas ou em outras iniciativas”, esclarece Jorge Santos.

Entre os eventos promovidos, mais recentemente, encontra-se a decorrer uma campanha para angariação de sócios com benefícios exclusivos para quem se queira juntar à “família” dos voluntários da Freixianda. Iniciativas que têm dado frutos, já que a Secção tem crescido em número de associados, contando, actualmente, com 300 sócios (alguns deles emigrantes).

A Secção estabeleceu várias parcerias, no sentido de cativar a atenção da população e dar-lhes algumas vantagens por serem associados dos Bombeiros, destacando-se as empresas Alves Bandeira; Centro de Nutrição e Bem-Estar de Caxarias; Condóptica; Aliança Médica; bem como o ginásio Vila Fit e a CliniFátima.

Os associados terão apenas de pagar 12 euros por ano, de quota, e ficam habilitados ao sorteio mensal para novos sócios, que se traduzem em senhas de combustível de 10 ou 25 euros.

Para além disto, ao longo de todo o ano a Secção vai promovendo diversos eventos, como no Natal, em que colocaram à venda um calendário solidário, cujas receitas reverteram para a Secção. Mais recentemente organizaram um torneio de 24 horas de futsal, uma iniciativa que é já “uma referência na região”, que contou com a presença de cerca de 200 atletas, e ao qual “o público aderiu mais uma vez em massa, fazendo deste já um evento tradicional na Páscoa, em Freixianda ajudando o comércio local nestes dias. A animação foi muita sendo assegurada com vários DJ´s”, esclareceu a organização.