Coimbra  23 de Julho de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UF de Coimbra: Primeiro orçamento participativo com 5 000 euros

12 de Julho 2018

A União das Freguesias (UF) de Coimbra tem aberto, até 31 de Julho, o período de apresentação de propostas para o primeiro orçamento participativo, com o projecto vencedor a ser financiado até 5 000 euros.

No orçamento participativo pode participar qualquer cidadão, com idade igual ou superior a 18 anos, que viva, trabalhe ou estude na área da UF de Coimbra, que abrange as antigas freguesias de Almedina, São Bartolomeu, Santa Cruz e Sé Nova.

As propostas devem estar enquadradas numa das seguintes áreas: Ecologia, ambiente e energia; Solidariedade e coesão social; Equipamentos (melhoria ou reparação de equipamentos culturais, sociais, etc.) e espaços públicos (jardins, parques, praças, etc.); Cultura e património (material e imaterial); Trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária; Turismo, comércio e promoção económica.

Segundo a autarquia, presidida por João Francisco Campos, o orçamento participativo “segue a estratégia definida pelo Executivo da Junta de “actuar em proximidade com os habitante da cidade e de fomentar a proximidade aos centros de decisão através do exercício de uma participação informada e activa dos cidadãos nos processos de governação local e ajudam os eleitos locais nas decisões de afectação dos recursos existentes”.

Segundo o calendário, as inscrições decorrem até 31 de Julho, com a votação a processar-se entre 01 e 30 de Setembro, sendo a proposta vencedora anunciada a 01 de Outubro.

As candidaturas podem ser feitas através do sitio na Internet da UF de Coimbra, em www.ufcoimbra.pt/op2018, na sede da União das Freguesias, em qualquer uma das suas delegações e, até domingo, no stand que está na Feira Popular.