Coimbra  20 de Junho de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC volta a participar na Semana Internacional do Cérebro

12 de Março 2018

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) volta a participar na Semana Internacional do Cérebro, entre hoje e domingo (18).

Esta iniciativa mundial tem como objectivo “comunicar as neurociências junto de públicos diversos”, promovendo várias actividades gratuitas sobre o tema e dirigidas a todas as faixas etárias.

“As Aventuras do Cérebro” é o tema que, este ano, guia as propostas do CNC que, durante todo o mês de Março, oferece “Neuroaventuras nas Escolas”, com os cientistas a levarem as neurociências às escolas interessadas – e “Neuroaventuras no Laboratório”, uma oportunidade para visitar os lugares onde se produz conhecimento sobre o cérebro.

Outra das iniciativas é a “Selfie Science”, que consiste numa rubrica de vídeos a publicar no Facebook, entre hoje e domingo, nos quais os cientistas falam do seu trabalho mais recente.

Hoje será, ainda, lançado o “Solidary Brain”, um concurso solidário que “incentiva estudantes do ensino secundário a desenvolverem uma imagem alusiva ao cérebro, através de uma competição”, revela o CNC. O vencedor do concurso irá ter a oportunidade de realizar um estágio de Verão nos laboratórios do CNC.

Para amanhã (13), às 15h00, está prevista a inauguração de uma exposição de imagens científicas obtidas através de microscopia durante trabalhos de investigação a decorrer nos laboratórios do CNC e do IBILI (Instituto Biomédico de Investigação da Luz e da Imagem), que ficará patente do Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.

Ainda esta terça-feira, será formalizado o “Compromisso Social para o Cérebro”, uma cerimónia simbólica que envolverá vários actores sociais.

Na quinta-feira (15), às 22h00, haverá nova sessão da iniciativa “PubhD de Coimbra”, no espaço ‘Aqui Base Tango’, na qual cientistas de diferentes áreas vão conviver com os presentes e partilhar ciência entre bebidas.

No Dia Mundial do Sono, sexta-feira (16), será publicada a banda desenhada “Viagens sem Insónia”, produzida pelo CNC, e cujo objectivo é “sensibilizar a população para a importância do sono”.

A sessão de encerramento oficial da Semana do Cérebro tem lugar no dia 18 (domingo), pelas 16h30, na FNAC do Fórum Coimbra, com um evento público onde vai ser debatido o tema “Demência e Stress”. Esta sessão contará com a participação de Isabel Santana, neurologista; Mário Simões, psicólogo; José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal; e António Freire, presidente do Conselho Português do Cérebro. O debate será moderado pela neurocientista Ana Cristina Rego.

As inscrições para as visitas aos laboratórios do CNC e de marcação para as visitas de cientistas às escolas devem ser realizadas através do e-mail: scicomm@cnc.uc.pt.