Coimbra  22 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC: Morreu Ana Maria Rodrigues

19 de Janeiro 2018

Ana Maria Rodrigues, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, morreu, hoje, aos 57 anos de idade, vítima de cancro, soube o “Campeão”.

A economista e jurista presidia à Comissão de Normalização Contabilística.

A CNC tem por missão, no domínio contabilístico, emitir normas, recomendações e pareceres relativos ao conjunto das entidades inseridas no sector empresarial e sector público, de modo a estabelecer e assegurar procedimentos contabilísticos harmonizados com regras europeias e internacionais da mesma natureza.

Profissional competente, a docente era uma mulher dotada de garra, conjugando determinação e coragem, e o seu desaparecimento priva prematuramente a comunidade de muito que ela ainda possuía para lhe dar.

Ana Maria Gomes Rodrigues era professora da FEUC desde 1989, onde lecionava várias unidades curriculares na área da contabilidade financeira. Doutorou-se, em 2004, em Gestão (área de contabilidade) e era coordenadora do mestrado em Contabilidade e Finanças.

Autora e co-autora de diversas obras, Ana Maria colaborou em vários livros e publicações científicas.

Segundo a FEUC, o estudo das normas internacionais de contabilidade foi uma das principais áreas de investigação a que a extinta se dedicou.

A docente fez mestrado em Economia Europeia, com uma dissertação intitulada “Capital de risco – uma forma de apoio à actividade empresarial”.

O corpo está, em câmara ardente, até às 20h00 de hoje, na capela de S. Miguel (da Universidade de Coimbra), realizando-se o funeral, pelas 10h30 de sábado (20), para o cemitério da Conchada.