Coimbra  22 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC: Livro relaciona a obesidade às funções cerebrais

22 de Março 2019

A relação entre a obesidade e as funções cerebrais foi estudada e compilada na recente obra “Obesity and Brain Function”, editada pela Springer, e da autoria das investigadoras do IBILI (Instituto Biomédico de Investigação da Luz e da Imagem) Liliana Letra e Raquel Seiça.

O livro, que é o volume 19 da colecção “Advances in Neurology”, agrega uma visão geral sobre a relação mencionada, desde os mecanismos moleculares e os factores de risco para as doenças neurológicas até aos efeitos da cirurgia de redução do estômago.

“O impacto da obesidade nas funções cerebrais e o desenvolvimento de doenças neuro-degenerativas e neuro-inflamatórias tem sido pouco estudada, apesar da recente proliferação dos estudos sobre a obesidade”, explicam as autoras e editoras da obra, adiantando que a criação deste livro “surgiu pelo interesse crescente numa das maiores epidemias das sociedades modernas: a obesidade”.

Pretende-se que o livro consiga proporcionar uma “revisão compreensiva, concisa e prática sobre o impacto dos tecidos adiposos na saúde e nas doenças neurológicas (…) servindo como uma fonte de conhecimento para os investigadores e os médicos interessados na obesidade”.

Nas quatro partes e 10 capítulos em que se divide o livro participam as investigadoras Liliana Letra e Raquel Seiça, bem como outros especialistas da Universidade de Coimbra: Paulo Matafome, Hans Eickhoff, Susana Cardoso, Cláudia Cavadas, Sara Carmo-Silva, Paula I. Moreira, Isabel Santana, Cristina Sena, Ana Margarida Novo, Sónia Baptista, Daniela Pereira e Miguel Castelo-Branco.