Coimbra  14 de Novembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SMTUC proporcionam gratuitidade a 22 de Setembro

13 de Setembro 2018

Cativar pessoas para passageiros dos Transportes Urbanos de Coimbra é o objectivo das viagens grátis proporcionadas, a 22 de Setembro, pelos Serviços Municipalizados (SMTUC).

“É muito importante o efeito de demonstração”, afirmou, hoje, o autarca e economista Manuel Machado durante a apresentação do programa conimbricense da Semana Europeia da Mobilidade, acto em que esteve ladeado por dois gestores dos Serviços Municipalizados, os vereadores Jorge Alves e Regina Bento.

Depois de uma queda acentuada do volume de utentes dos SMTUC, ocorrida no passado recente, o líder do Município de Coimbra considera indispensável “evidenciar a existência de benefício significativo para as pessoas” mediante utilização da frota dos Serviços Municipalizados.

Os Transportes Urbanos de Coimbra perderam 2,81 milhões de passageiros num horizonte de três anos (triénio de 2012 – 14), apurou o “Campeão”.

Cerca de metade dessa quebra ocorreu em 2012, ano em que os 14,84 milhões de utentes foram menos 1,56 milhões do que os passageiros de 2011 (recuo de 9,50 por cento). De 2012 para 2013 a diminuição da procura cifrou-se em 800 000 utentes (menos 5,40 por cento) e de 2013 para 2014 a quebra foi de 450 000 (menos 3,20 por cento).

Fontes auscultadas pelo nosso Jornal sugerem que a comparação com anos anteriores a 2011 é impraticável, na medida em que foi introduzido um novo sistema de bilhética. Sabe-se, porém, que em 2004, aquando da realização em Portugal de uma edição do Campeonato da Europa de Futebol, o volume de utentes dos SMTUC ascendeu a 27 milhões de passageiros.

Para o penúltimo sábado de Setembro (“Dia europeu sem carros”), a Câmara conimbricense decidiu proibir a circulação automóvel em algumas vias da cidade, entre elas a avenida de João das Regras (adjacente ao mosteiro de Santa Clara-a-Velha), artéria onde irão ser concentradas diversas actividades desportivas e culturais.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a 19 de Setembro, ocorrerá o lançamento da campanha “#Sai da frente – o passeio é para os peões”, que pretende alertar os automobilistas para o estacionamento abusivo, nomeadamente, em passeios, passadeiras, nos lugares reservados a deficientes e em vias ou paragens «bus».

Para esta campanha a Câmara de Coimbra contará, numa primeira fase, com a ajuda de mais de três centenas de jovens alunos pertencentes a escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho. Eles irão receber blocos de “Multa moral” para “autuar moralmente” os infractores.

A iniciativa visa incentivar a participação e o exercício da cidadania por parte dos munícipes mais jovens e activar, simultaneamente, um diálogo intergeracional sobre esta temática, que promova comportamentos adequados e de respeito pelo Código da Estrada, estando previstas acções pedagógicas a cargo da Polícia Municipal.

“Mobilidade urbana revisitada: clarificação de objectivos, recursos a novos instrumentos” é o tema de uma palestra a proferir por José Manuel Viegas, a 20 de Setembro, cabendo a Manuel Queiró falar de “uma estratégia” para mobilidade aérea.

A apresentação da aplicação “Move.me – SMTUC”, monitorização de viaturas e “Descarbonização nos transportes públicos de Coimbra nos 110 anos da sua existência” são outros aspectos em destaque, na próxima quinta-feira (20), no salão nobre dos Paços do Concelho de Coimbra.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com