Coimbra  15 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Saúde: Emanuel Furtado reforça Hospital da Luz Coimbra

7 de Agosto 2018

O cirurgião Emanuel Furtado vai reforçar a equipa do Hospital da Luz Coimbra (IdealMed), onde ajudará a criar o Centro da Doença Hepatobiliar e Pancreática (CDHP).

“A Patologia Hepatobiliar e Pancreática é uma área em que a multidisciplinaridade é fundamental para prestar cuidados de elevado nível, adequados aos diferentes estádios de doença e diversos tipos de utentes”, indica o médico.

Emanuel Furtado distinguiu-se, sobretudo, no domínio da transplantação hepática abrangendo crianças.

O CDHP irá contar com uma equipa de referência, multidisciplinar, de que farão parte, além de Emanuel Furtado, José Carlos Campos, Nascimento Costa, José Manuel Romãozinho, Filipe Caseiro Alves e Alfredo Gil Agostinho.

O gestor Pedro Beja Afonso, ido, recentemente, do CHUC para o Hospital da Luz Coimbra, classifica este projecto de “ambicioso e diferenciador, com clara inovação em cuidados especializados”.

“O trabalho em equipa deste novo Centro vai permitir que os doentes beneficiem das melhores estratégias terapêuticas, uma vez que o Hospital passará a possuir capacidade humana e técnica para abordar da melhor forma este grupo de patologias”, acrescenta o administrador.

Segundo Emanuel Furtado, o CDHP vai agregar o tratamento da patologia hepatobiliar, primária e secundária, com a patologia pancreática, podendo ser feita ao doente “uma abordagem médica, cirúrgica, de quimioterapia ou, mesmo, de intervenção radiológica, apoiada por diversas valências como a Cirurgia Geral, Gastrenterologia, Oncologia Médica, Radiologia, Anatomia Patológica e Medicina Nuclear”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com