A Administração Regional de Saúde do Centro anunciou, hoje, que vai iniciar na segunda-feira, em fase-piloto, o Rastreio Saúde Visual Infantil nos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões e Pinhal Interior Norte, dirigido a crianças com dois anos.
A ARSC diz que o rastreio “vai abranger cerca de 2 600 crianças e tem como finalidade diminuir a prevalência da ambliopia, intervindo nas suas causas em idades precoces, o que representa importantes ganhos individuais e sociais”.
“O exame do rastreio será realizado por profissionais das unidades dos agrupamentos de centros de saúde, sendo a respectiva leitura da competência do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)”, refere a ARSC.
As “alterações detectadas serão encaminhadas para a consulta de oftalmologia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no caso dos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões, e do CHUC, relativamente ao Agrupamentos de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte.
“No primeiro trimestre de 2019 está previsto o alargamento aos ACeS Baixo Mondego, Baixo Vouga e Pinhal Litoral, e a cobertura integral da região Centro ocorrerá no segundo trimestre de 2019”, anuncia a ARSC.