Coimbra  16 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Santo Varão em festa com 550 atletas nos “Trilhos do Arroz Doce”

9 de Maio 2018

Talvez movidos pela vontade de saborear o maravilhoso arroz doce do Baixo Mondego, a prova de trail running “Trilhos do Arroz Doce”, juntou, no passado domingo (06), na freguesia de Santo Varão, em Montemor-o-Velho, mais de meio milhar de participantes.

O evento desportivo, que teve um cariz solidário, estava integrado no IV Festival Gastronómico da Freguesia de Santo Varão e consagrou como grandes vencedores os atletas Diogo Pinheiro, da Coimbra Trail Running, e Katy Lopes, da Ozxtreme/ADCR Pereira.

A competição foi composta por duas provas, um trail longo de 24 quilómetros e um trail curto de 14 quilómetros (que integram o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra). Além disso realizou-se, também, uma caminhada de baixa dificuldade e de carácter não competitivo, com uma extensão de 10 quilómetros.

Os “Trilhos do Arroz Doce” foram organizados pela Formobike BTT & Trail Running, além de contarem com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, da Junta de Freguesia de Santo Varão e de diversas empresas, “tendo proporcionado uma manhã desportiva inesquecível para os participantes ao desvendar os trilhos e as paisagens da freguesia”, sublinhou a autarquia montemorense.

O presidente da Formobike, Nuno Bernardo, mostrou-se satisfeito pelo número de participantes, nesta que foi a “primeira prova de trail running da associação”. O evento teve, também, um cariz solidário, com parte das verbas recolhidas a serem entregues aos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho. A ocasião serviu, também, para realizar uma recolha de tampas para ajudar uma menina doente.

A propósito deste fim-de-semana de grande animação na freguesia, o presidente da Junta, João Girão, afirmou que “este é mais um excelente evento que vem mostrar a riqueza de Santo Varão e que vai contribuir também para a promoção do concelho de Montemor-o-Velho”.

Fazendo jus ao nome da prova – “Trilhos do Arroz Doce” -, a organização teve um espaço dedicado ao arroz doce, desafiando os atletas e os presentes a saborear o delicioso arroz doce feito na hora.

Durante o fim-de-semana, a freguesia de Santo Varão celebrou a boa gastronomia, o espírito associativo daquela localidade e, claro, o desporto, neste que é “um evento da congregação e da união; exemplar do ponto de vista daquilo que pode se pode fazer em torno das associações de uma freguesia”, afirmou o presidente da Câmara, Emílio Torrão, aquando da abertura do certame.