Coimbra  14 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Santo António dos Olivais revive tradições seculares até Junho

11 de Maio 2018

Durante um mês, entre amanhã (12) e 13 de Junho, o largo do Padre Estrela Ferraz, em Santo António dos Olivais, volta a viver a sua maior festa: a Romaria do Espírito Santo.

A música, a animação e, claro, todas as tradições voltam a atrair a esta freguesia de Coimbra milhares de pessoas.

A preencher o largo estarão cerca de 12 expositores, de vários pontos do país, alguns que são presença assídua há já vários anos, e que vendem desde a louça ou o barro de Miranda do Corvo, a cutelaria, utensílios para casa, brinquedos tradicionais, flores, artesanato, etc.

Além dos expositores de fora da freguesia, no espaço da Romaria marcarão presença as diversas associações e colectividades de Santo António dos Olivais, sendo que o destaque vai para as Marchas de Celas e o Centro Social Partilha e Saber Dr. Fausto Correia, que vão trazer ao recinto um pouco da essência daquela localidade, seja através da gastronomia ou da apresentação dos trabalhos que são desenvolvidos pelos utentes daquele equipamento social da Junta.

As imprescindíveis farturas, os carrosséis infantis e, claro, a música popular e etnográfica, vão animar as muitas noites desta Romaria. Mas, quem visitar o certame, pode, também, contar com a melhor gastronomia, com o devido destaque para as tradicionais sardinhas assadas, servidas no restaurante Santo António, no próprio largo do Padre Estrela Ferraz.

A Romaria é “um emblema de Santo António dos Olivais”, afirmou Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia, adiantando que, todos estes anos depois, o evento continua a “despertar memórias” a várias gerações que, todos os anos, o visitam.

Este ano, que marca o regresso do autarca à liderança da Junta de Freguesia, depois de um interregno de quatros anos, a “festa” vai manter todas as atracções habituais e “só não cresce porque há, de facto, limitações de espaço”. Apesar destes condicionamentos, a Junta está a estudar formas de poder dar um novo impulso à Romaria, tendo vindo já a investir em tendas próprias, de forma a “ir melhorando aos poucos, sem fugir daquilo que é a história do evento”, explicou o presidente, adiantando que, durante o próximo mês “a animação está garantida nos Olivais”.

A programação musical, que tem o seu forte aos fins-de-semana, vai contar com diversos grupos etnográficos e folclóricos da região, além de artistas populares como Ruizinho de Penacova.

O habitual ‘Cortejo do Imperador’, que desfila entre a União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades e o largo dos Olivais, está marcado para dia 27 de Maio, bem como, no dia 01 de Junho, haverá programação especial para celebrar o Dia da Criança, com a ‘Romaria dos Pequeninos’.

A Romaria do Espírito Santo encerra com a procissão de Santo António, a 13 de Junho.