Coimbra  13 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Richard Zimler e Júlio Pomar vencem Prémio Bissaya Barreto

9 de Março 2018

A obra “O cão que comia a chuva” valeu ao escritor Richard Zimler e ao ilustrador Júlio Pomar o prémio “Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2018”, promovido pela Fundação de Bissaya Barreto.

Segundo o júri (Rui Marques Veloso, Leonor Riscado e Lúcia Santos) a obra “é um livro de artista em que convivem, magistralmente, duas narrativas – o texto e as imagens”. “A depuração, fluidez e elegância são as marcas dominantes de um livro que nos cativa pelas leituras, atentas e sensíveis, do quotidiano de uma família, perspectivadas pelo olhar peculiar de um animal de estimação. A expectativa gerada pelo título poético vai sendo concretizada e ampliada, alimentando a empatia do leitor à medida que a ação progride e permitindo a identificação e comprometimento com valores humanistas”, referem os jurados.

Esta distinção tem o valor pecuniário de 5 000 euros, divididos por cada autor da obra (texto e imagem).

Richard Zimler nasceu nos Estados Unidos da América, mas veio viver para a cidade do Porto em 1990, onde leccionou jornalismo. Desde 1996 já publicou 11 romances, uma colectânea de contos e quatro livros infantis, tendo vencido diversos prémios internacionais. A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas.

Sobre este galardão da Fundação de Bissaya Barreto, o autor mostrou-se “muito feliz e honrado”, exprimindo a sua “profunda gratidão ao júri, à Porto Editora, e ao ilustrador do livro, Júlio Pomar”.

O ilustrador Júlio Pomar nasceu em Lisboa, em 1926, e actualmente vive e trabalha entre Paris e Lisboa. Tem-se dedicado especialmente à pintura, mas realizou igualmente trabalhos de desenho, gravura, escultura e «assemblage», ilustração, cerâmica e vidro, tapeçaria, cenografia para teatro e decoração mural em azulejo. Pomar já venceu diversos prémios, entre eles o Prémio de Gravura (ex-aequo), em 1957, da Fundação Calouste Gulbenkian; o Prémio Celpa / Vieira da Silva, em 2000, e em 2003 o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso.

A cerimónia de entrega do prémio “Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2018” realiza-se a 05 de Abril, pelas 17h30, na Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra.

Nesta sexta edição do Prémio, o júri congratulou-se com “a elevada adesão de candidaturas, bem como com a crescente qualidade dos livros apresentados a concurso, o que considera valorizar significativamente esta iniciativa”, tendo concorrido 180 obras, com a participação de 60 editoras e de quatro edições de autor.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com