Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PS/Coimbra: Apoiantes da lista A hesitaram entre Cidade e Alírio

17 de Janeiro 2018

Cinco pessoas que aceitaram integrar a lista de Rui Alírio para a Comissão Concelhia do PS/Coimbra acabaram por renunciar alegando ser proponentes da candidatura de Carlos Cidade, soube o “Campeão”.
Trata-se de dois militantes inscritos na Secção de Santa Clara, um de Castelo Viegas, um de Eiras e outro de S. Paulo de Frades.
Em declarações redigidas exactamente com o mesmo teor, subscritas depois da entrega de ambas as listas, cinco pessoas atestam a condição de proponente da candidatura de Cidade ( A) e renunciam à integração no elenco encabeçado por Alírio.
Com base na redacção dos documentos, é impossível concluir se tais militantes aderiram ao apoio à lista A depois de figurarem na composição da outra (cenário improvável sem que haja maquinações) ou se aceitaram ser membros do elenco de Rui Alírio apesar da condição de proponentes da candidatura de Carlos Cidade.
Outra pessoa, inscrita na Secção de Santa Cruz, também renunciou a fazer parte da lista de Rui Alírio, embora sem invocar ser proponente da lista A.
A comunicação para suprir irregularidades foi enviada a Rui Alírio por um membro do Secretariado da Federação distrital do PS/Coimbra, Ricardo Lino, que trabalha na Câmara conimbricense e é membro (efectivo) da lista de Carlos Cidade (vereador).
Rui Alírio lamentou, domingo (14), em declarações ao “Campeão”, que houvesse membros da sua lista a sofrer pressões no sentido de desistirem.
“Nas últimas horas”, segundo disse, havia sido “confrontado com relatos de pessoas (…) de que estavam a ser pressionadas, por parte de elementos da lista de Carlos Cidade, no sentido de desistirem de integrar” a candidatura protagonizada pelo gestor.
Para Rui Alírio, tratou-se de “práticas totalmente inaceitáveis num partido livre e democrático”.