Coimbra  26 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto social “Sabão com Arte” inaugura loja na Couraça dos Apóstolos

13 de Setembro 2018

Sabonetes tradicionais e produzidos por métodos tradicionais é o que conimbricenses e visitantes podem encontrar na loja “Sabão com Arte”, que se localiza no n.º 3 da Couraça dos Apóstolos, na “Alta” da cidade.

No espaço, a funcionar desde Maio, será apenas inaugurado amanhã (14), e nele os clientes poderão, ainda, fazer encomendas e personalizar o próprio sabonete.

Este é um projecto de empreendedorismo social, integrado na Saboaria de Coimbra e promovido pelo CEIFAC – Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra, cujo principal objectivo é “a criação de postos de trabalho para jovens desfavorecidos, através da implementação de um negócio social de fabrico e comercialização de sabonetes produzidos por métodos tradicionais”, explica o Centro.

Os sabonetes são inspirados no património histórico-cultural e farmacológico da cidade de Coimbra, que conheceu assinalável relevo na segunda metade do século XIX e na primeira do século XX.

O CEIFAC é uma entidade que tem como um dos objectivos “promover a inclusão social de pessoas provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis”, sendo que as receitas do negócio serão “reinvestidas na consolidação de caminhos que garantam a auto-sustentabilidade e a criação, subsequente, de mais postos de trabalho, assim integrando mais jovens”, conclui a instituição.