Coimbra  23 de Julho de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Programa StartUP Santander Jovem com candidaturas abertas

7 de Janeiro 2018

Os jovens até aos 28 anos podem candidatar-se ao programa “StartUP Santander Jovem”, que proporciona mais de 50 estágios em startups portuguesas, nos mais diversos sectores de actividade, em todo o país.

O programa, lançado em parceria com a Fundação da Juventude, só encerra quando todas as vagas estiverem preenchidas, sendo que, em Coimbra, existem actualmente cinco oportunidades para formados nas áreas de Comunicação, Marketing, Design, Multimédia, Arquitectura, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica e Química.

Os estágios, destinados a diplomados (licenciatura, mestrado ou mestrado integrado) há menos de dois anos e até aos 28 anos de idade, têm a duração de três meses e “além da experiência, os estagiários ainda recebem uma bolsa mensal no valor de 550 euros e beneficiam de um seguro de acidentes pessoais”, refere, em comunicado, o Santander. Cada estágio decorre sob a supervisão de um orientador a designar pela startup de acolhimento, o qual deverá acompanhar o desenvolvimento do jovem e o cumprimento do respectivo plano de formação.

No final, os estagiários deverão elaborar um relatório final, que será validado e avaliado pelo orientador, além de receberem um certificado de estágio, emitido pela Fundação da Juventude, em parceria com o banco Santander Totta e com a respectiva entidade acolhedora.

Francisco Maria Balsemão, presidente do Conselho da Administração da Fundação da Juventude, refere que “o programa faz parte de um dos vectores estratégicos da Fundação – o emprego e o empreendedorismo – através do qual se procura proporcionar aos jovens a oportunidade de complementarem a sua formação académica, promover o acesso ao primeiro emprego dos recém-diplomados, ao mesmo tempo que confere às startups a oportunidade de formarem estagiários com formação superior e com capacidade para responderem aos desafios colocados pela empresa”.

As candidaturas das empresas e dos próprios jovens, bem como a consulta das vagas disponíveis, são efectuadas directamente através da plataforma na Internet, em www.fjuventude.pt/startupjovem/.