Coimbra  17 de Dezembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pombal: Subestação do Louriçal é das mais modernas do mundo

18 de Abril 2017

A EDP Distribuição inaugurou, hoje, a subestação do Louriçal, no concelho de Pombal, num investimento de 4,5 milhões de euros e considerada pelo presidente do Conselho de Administração como uma das “mais modernas do mundo”.

A subestação, de concepção digital e de 60/30KV (quilovolt), incorpora soluções tecnológicas de última geração, estando equipada com o mais moderno sistema de protecção, comando e controlo, refere a EDP.

“Este é um projecto de vanguarda em várias frentes. É multidisciplinar, ambientalmente integrado e qualificado. Está preparado para este tempo das redes inteligentes, onde a EDP Distribuição tem um projeto bastante avançado”, adiantou o presidente da EDP Distribuição, João Torres.

“Estamos perante uma instalação do que há de mais moderno em todo o mundo”, reforçou João Torres, ao salientar o investimento “muito significativo”, que tem sido feito na região.

Segundo este responsável, a subestação é “vigiada e operada de forma remota a partir dos centros de despacho, podendo ser no local, quando necessário”.

Trata-se de um investimento “que procura corrigir o que são as assimetrias no que se refere ao abastecimento da qualidade da energia eléctrica em todo o território”, numa zona onde os valores “preocupavam todos”.

João Torres acrescentou que este equipamento dotou o concelho de Pombal de uma qualidade de serviço “acima da média nacional” e explicou que as subestações são “elementos fundamentais na rede”, porque significam o “reforço” desta.

Para o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, este investimento “tem uma característica especial”, que é ser “sustentado pelos próprios consumidores”, aquando do pagamento da sua conta da electricidade.

“É por isso que acho importante que o Governo e as instituições oficiais estejam presentes e dêem a sua colaboração para que estes investimentos sejam colocados ao serviço da população, porque é essa a obrigação que temos”, acrescentou o governante, ao considerar que a forma como a EDP Distribuição presta o serviço é “extraordinária”.

“Este era um investimento devido há alguns anos no nosso concelho, que finalmente está concluído, e já nos remeteu para um patamar de qualidade, o que significa que estamos melhor do que os outros”, afirmou, por sua vez, o presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus.

Segundo o autarca, esta instalação era esperada “há muito, não só pela qualidade do serviço domiciliário, mas também porque existem várias unidades empresariais que precisam de ter um serviço de qualidade”, o que foi agora atingido.

A subestação do Louriçal tem apenas a primeira fase concluída. O projecto foi concebido de forma a poder ser ampliado no futuro.

A EDP Distribuição acrescenta que a entrada ao serviço vai “reforçar a qualidade de serviço técnico da região, garantindo uma maior disponibilidade de potência para satisfazer novos pontos de consumo” e “uma maior robustez ao funcionamento da rede eléctrica de distribuição”.

Foram construídos cerca de 29 quilómetros de rede de média e alta tensão, permitindo a interligação à rede existente, e 0,5 quilómetros de rede de fibra óptica em toda a extensão da linha aérea de alta tensão, para supervisão, controlo e comando da subestação.