Coimbra  14 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Poiares Trail vai ajudar na reflorestação do concelho

9 de Fevereiro 2018

Vila Nova de Poiares recebe, este fim-de-semana, a quinta edição do “Poiares Trail”, que este ano tem uma vertente solidária.

Com organização da Associação Recreativa de São Miguel, o evento pretende ajudar na reflorestação do concelho de Poiares, um dos afectados pelos incêndios de 15 de Outubro, com a doação de uma árvore por cada atleta inscrito. São, por isso, esperados cerca de 1 200 participantes nas duas principais vertentes da prova: corrida e caminhada.

As corridas de montanha terão 35 e 17 quilómetros, a caminhada será de 12 quilómetros e haverá, ainda, actividades para crianças dos oito aos 16 anos, bem como jornadas técnicas sobre “trail”.

“Tendo em conta os incêndios que nos afectaram, tivemos de traçar um novo percurso dentro da área florestal verde que nos resta”, disse à agência Lusa o director técnico da prova, Marco Rodrigues, da Associação Recreativa de São Miguel.

As provas têm início e chegada no centro de Vila Nova de Poiares, sendo que as duas corridas contam para o campeonato nacional e distrital de “trail running”. Estas duas distâncias estão, também, certificadas internacionalmente, pelo que permitem a obtenção de pontos para os atletas participarem em provas internacionais, entre elas o Monte Branco, a montanha mais alta dos Alpes e da União Europeia.

O carácter solidário, este ano, está então focado na reflorestação, em que cada participante pode subscrever o dorsal solidário por mais 60 cêntimos, que se destina a adquirir uma árvore para plantação. Além das árvores que a própria organização irá adquirir por cada participante e que serão entregues à Junta de São Miguel de Poiares, para posterior plantação naquela freguesia, uma das mais afectadas pelos incêndios.